Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA MERLO MORALES DA SILVA

DISCENTE : LARISSA MERLO MORALES DA SILVA
DATA : 12/05/2024
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU

A IMPLANTAÇÃO DO IFC CAMPUS SÃO BENTO DO SUL E A SUA RELAÇÃO COM OS ARRANJOS PRODUTIVOS, SOCIAIS E CULTURAIS LOCAIS

História das Instituições Escolares; Organização e Memória da EPT; Culturas Escolares; Institutos Federais; Arranjos produtivos locais

O IFC campus São Bento do Sul é fruto de um movimento de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, sendo que a escolha dos primeiros cursos ofertados à comunidade decorre de relações, tanto do ponto de vista interno à instituição como externas a ela, por meio de força política e discussões com a sociedade deste município. Em 2008, os IFs nascem com a proposta de integração com o meio no qual estão inseridos e isto se dá, dentre outros fatores, pela sua relação direta com os arranjos produtivos locais, desde a sua concepção até a escolha de seus cursos.Nesta perspectiva, partimos do pressuposto que a escola não é um espaço isolado, ou seja, compreendemos que a escola influencia o seu entorno e é influenciada por ele. A partir dessa relação de influência mútua se constitui, segundo Plácido, Benkendorf e Todorov (2021), uma forma de cultura escolar. Deste modo, o objetivo principal da pesquisa é: “Compreender a relação entre o IFC campus São Bento do Sul durante seu período de implantação e os arranjos produtivos, sociais e culturais locais”, a partir da construção de uma a narrativa histórica da instituição nos seus primeiros dez anos de existência, ou seja, de 2012 a 2022, a partir da análise documental-bibliográfica. A construção dos dados será por meio de entrevistas com os servidores, estudantes e comunidade local. Posteriormente, os dados serão analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Além disso, a pesquisa partirá do diálogo com o produto educacional Memorial do IFC campus São Bento do Sul, com o objetivo de registrar a história do campus por meio de fotografias, vídeos institucionais e depoimentos de servidores, ex-diretores e estudantes (no formato de documentário - curto). A pesquisa será realizada no âmbito do Programa de Pós Graduação - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), polo Blumenau/SC, e encontra-se alicerçada à linha de pesquisa: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT); Macroprojeto – História e memórias no contexto da EPT.

Interno - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Externo à Instituição - MAURICIO RIZZATTI