Banca de DEFESA: MOACIR DUTRA DE OLIVEIRA

DISCENTE : MOACIR DUTRA DE OLIVEIRA
DATA : 25/04/2024
LOCAL: Campus Blumenau

ACOLHIMENTO DE DISCENTES TRANS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

Gênero, Sexualidade, Inclusão, Diversidade

Neste artigo, a partir da experiência dos campi do Instituto Federal Catarinense – IFC que ofertam moradia estudantil: Abelardo Luz, Concórdia, Rio do Sul e Santa Rosa do Sul, foi analisado a importância de um espaço seguro e acolhedor que contribua para o desenvolvimento integral por meio de estratégias que promovam um ambiente escolar mais inclusivo para todos. O artigo traz as discussões a respeito do acolhimento de estudantes TRANS nos campi do Instituto Federal Catarinense – IFC. Aborda a relevância da promoção da inclusão e diversidade de gênero no ambiente escolar, com foco especial no acolhimento de estudantes transgênero. A importância de criar ambientes educacionais que sejam receptivos e inclusivos para garantir o bem-estar e o desenvolvimento acadêmico desses estudantes. O artigo destaca os desafios enfrentados por estudantes transgênero, como discriminação e falta de compreensão, estratégias para implementar práticas educacionais que promovam a aceitação e a igualdade de gênero, ressaltando a necessidade de uma abordagem colaborativa entre docentes, técnicos administrativos, pais e estudantes para criar um ambiente educacional que celebre e respeite a diversidade de gênero.

Presidente - 1066751 - EDER APARECIDO DE CARVALHO
Externa ao Programa - 2311418 - ELIANA TERESINHA QUARTIERO - nullExterno à Instituição - IVAIR FERNANDES DE AMORIM - IFSP
Interno - 1869139 - JORGE DA CUNHA DUTRA
Notícia cadastrada em: 19/03/2024 18:43