Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCELIO BELLETTI

DISCENTE : LUCELIO BELLETTI
DATA : 19/04/2024
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU

A EVASÃO DO PÚBLICO FEMININO NO CURSO TÉCNICO DE ELETROTÉCNICA NO SENAI VALE DO ITAJAÍ.

Mulheres na eletrotécnica; Evasão das estudantes; Educação Profissional e Tecnológica; Inclusão.

A presença do público feminino na educação profissional e tecnológica, em particular nas áreas relacionadas diretamente com a eletricidade, se mostra consideravelmente menor em relação ao total de estudantes. A pesquisa em questão se concentra na compreensão dos motivos por trás da evasão feminina nos cursos do eixo de controle e processos industriais, com foco em um estudo de caso do curso técnico em eletrotécnica no SENAI vale do Itajaí. Visa não apenas compreender simplesmente a evasão, mas também investigar por que essas mulheres escolhem esse curso. A motivação do pesquisador que levou a escolha desse objeto surge da observação, durante décadas da sua trajetória profissional e acadêmica, da baixa participação feminina nos cursos da área elétrica e o alto índice de desistência entre as poucas estudantes que ingressam. Ademias, outro motivo emergiu durante a exploração preliminar do que já foi produzido em relação ao tema nos portais Google Acadêmico, CAPES e no observatório do PROFEPT. Observou-se, nas pesquisas realizadas, poucas produções acadêmicas de autoria masculina. A fundamentação teórica da pesquisa passa pelo estudo das relações da mulher na sociedade, no mundo e mercado do trabalho e na educação. A construção dos dados será efetuada através de dois instrumentos: as entrevistas semiestruturadas com as estudantes e as egressas; a observação direta das relações docentes/discentes nos ambientes pedagógicos. Os dados produzidos passarão por análise do discurso. Pretende-se elaborar um produto educacional que venha contribuir ao aumento da presença feminina nos cursos da área elétrica e a sua permanência.

Externa à Instituição - CLAUDIA SOMBRIO FRONZA - FURB
Interna - 1411767 - JULIENE MARQUES BOGO
Externo ao Programa - 1091434 - MARCOS BOHRER - nullPresidente - 1976862 - RAQUEL CARDOSO DE FARIA E CUSTODIO
Notícia cadastrada em: 14/03/2024 11:18