Reflexões acerca das produções científicas dos docentes de História do EMI do IFC, sobre EPT: Uma busca pela influência teórica em seus planos de ensino.
Instituto Federal Catarinense; Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Médio Integrado; Produção Científica de docentes; Plano de Ensino de História.
Esta pesquisa teve como objetivo compreender como as influências teóricas presentes nas produções científicas dos docentes de História do Instituto Federal Catarinense – IFC ecoam em seus planos de ensino para turmas do Ensino Médio Integrado – EMI, tendo como recorte temporal os anos de 2008 a 2022 para levantamento das produções científicas dos docentes, enquanto, para análise dos planos de ensino, considerou-se os planos elaborados após a diretriz do ensino médio do IFC, ou seja, de 2019 a 2022. Trata-se de um estudo que gravitou em torno da temática história e memória da Educação Profissional e Tecnológica – EPT. A pesquisa, do ponto de vista metodológico, é de abordagem qualitativa e quanto aos objetivos, é classificada como exploratória. Baseou-se em revisão bibliográfica e análise documental. Os dados coletados foram analisados através da Análise Textual Discursiva – ATD, de Moraes e Galiazzi (2006). Os resultados apontam que os docentes apresentam em suas produções científicas contextualizações sobre dualidade estrutural, contexto histórico da EPT e concepções de formação integrada, politécnica e omnilateral. Entretanto, em seus planos de ensino de História, tais influências teóricas não foram perceptíveis. Diante deste resultado, julgou-se relevante propor um instrumento de ensino, pesquisa e estudo, como Produto Educacional – PE, o qual resultou em um website, intitulado Repositório das produções científicas dos docentes do IFC, que, além de contribuir para valorização das produções científicas destes educadores, visa a ser uma ferramenta de auxílio ao ensino da história da EPT, tendo como alicerce os referencias teóricos evidenciados pelos docentes em seus textos de cunho científico. O PE tende ainda, proporcionar aos discentes do Ensino Médio Integrado acesso a informações sobre a história do IFC e a história e memória da EPT.