Banca de DEFESA: IGOR DE OLIVEIRA INSAURRIAGA SILVA

DISCENTE : IGOR DE OLIVEIRA INSAURRIAGA SILVA
DATA : 18/04/2024
LOCAL: Campus Blumenaiu

Portal do Egresso: análise dos relatórios de acompanhamento do egresso em relação à trajetória formativa percorrida pelo estudante do EMI no IFC

Portal do Egresso. Ensino Médio Integrado. Trajetória Formativa. Construção Profissional. Mundo do Trabalho.

Os portais do egresso de instituições de ensino, atuam como ferramenta para aprimoramento das atividades institucionais. De posse dos dados coletados nos questionários dos portais, a instituição de ensino poderá efetuar uma análise crítica dos processos educacionais em relação às exigências do mundo do trabalho e promover adequações pertinentes nestes processos. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa visou analisar a trajetória formativa e os caminhos percorridos pelo estudante do Ensino Médio Integrado no processo de sua construção profissional a partir do Portal do Egresso do Instituto Federal Catarinense. A pesquisa foi norteada pela análise documental dos relatórios anuais de acompanhamento de egressos dos 15 campi do IFC, do ano de 2022. Foi desenvolvido, aplicado e avaliado o produto educacional, no formato de um Folder. Os indicadores encontrados abrangem diversos aspectos, como o desempenho dos egressos no mundo do trabalho, sua satisfação com a formação acadêmica recebida no IFC, o impacto do curso no desenvolvimento de suas habilidades e competências, entre outros. Com base nesses resultados, a instituição pode identificar pontos fortes e áreas de melhoria, o que auxilia na tomada de decisões estratégicas para o aprimoramento contínuo dos cursos e programas educacionais. A presente dissertação e o produto educacional se enquadram na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mais especificamente relacionada ao Macroprojeto 3 – Práticas Educativas no Currículo Integrado.

Externo ao Programa - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO - nullExterno ao Programa - 1343825 - DALTON LUIZ DE MENEZES REIS - nullExterna à Instituição - DEUZILENE MARQUES SALAZAR - IFAM
Presidente - 1411767 - JULIENE MARQUES BOGO
Notícia cadastrada em: 06/03/2024 17:06
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-04.sig.ifc.edu.br.sigaa04