Banca de QUALIFICAÇÃO: JAINARA PACHECO DE BRAGA

DISCENTE : JAINARA PACHECO DE BRAGA
DATA : 28/03/2024

Determinantes do currículo do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFC campus Araquari

Ensino agrícola, Agricultura familiar, Agroecologia, currículo.

O tema de pesquisa escolhido é o currículo do curso técnico em agropecuária. Considerando a expressividade do setor agrícola no país e da relevância dos profissionais da área agrária para fomentar a redução das desigualdades presentes nos diferentes contextos agrários e empregar práticas mais sustentáveis no campo, pretende-se investigar as determinantes do currículo do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no IFC campus Araquari. A questão norteadora da pesquisa, aqui encarada como problema, está explicitada e se constitui na seguinte indagação: Quais as implicações formativas e profissionais da ausência de discussões sobre agroecologia e campesinato nos estudantes do curso técnico em agropecuária integrado do IFC campus Araquari? Para responder essa indagação, será desenvolvida uma pesquisa de cunho qualitativo, buscando informações em documentos institucionais e indagando docentes e discentes acerca da presença da agroecologia no ementário das disciplinas do núcleo técnico do supracitado curso e se as práticas e técnicas apreendidas ao ongo do curso são adequadas para atender aos camponeses e agricultores familiares.

Presidente - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Interno - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Externo ao Programa - 1509143 - ALESSANDRO EZEQUIEL DA PAIXÃO - IFCExterno à Instituição - ALESSANDRA SILVA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 06/03/2024 16:37