Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO ALMEIDA DE ASSUNCAO VASCONCELOS

DISCENTE : MARIA DO SOCORRO ALMEIDA DE ASSUNCAO VASCONCELOS
DATA : 22/04/2024
LOCAL: Campus Blumenaiu

Conhecer para Usufruir: A Compreensão dos Estudantes sobre o sistema de Reserva de Vagas (Cotas) no Processo Seletivo de Ingresso nos Cursos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense.

Educação Profissional e Tecnológica; Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Ensino Médio Integrado; Processo Seletivo de Ingresso ; Sistema de Reserva de vagas ( Cotas).

A presente pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), inserida na linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. O estudo teve como objetivo analisar a compreensão dos estudantes acerca do sistema de reserva de vagas (cotas) durante o Processo Seletivo de Ingresso (PSI) nos cursos do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal Catarinense.O estudo foi de natureza transnacional, com abordagem quali -quantitativa e com levantamento bibliográfico e pesquisa a campo através da aplicação de
questionário semi-aberto. A análise dessa investigação, juntamente com a teoria, indicou que, ainda que as legislações garantam a ocupação das vagas, os estudantes se depararam com vários desafios para atender as regras que regem o processo seletivo em sua totalidade, sobretudo, compreender os critérios para enquadramento no sistema de reservas de vagas (cotas). Também foi possível constatar a importância da Lei das Cotas como provedora de debates sobre a redução das desigualdades sociais e a promoção da inclusão, ao possibilitar uma parcela da sociedade o acesso à educação de modo mais igualitário.Além disso, verificou-se, ao longo do trabalho, que as tecnologias midiáticas foram apontadas pelos estudantes como as mais atrativas na obtenção de informações/ orientações sobre o PSI e, consequentemente, sobre o Sistema de Reserva de Vagas (cotas). Mediante essa constatação, foi desenvolvido um produto educacional, em formato digital, um site denominado #VOUDECOTAS. Quanto ao produto educacional,verificou-se que ele tem potencial para auxiliar os estudantes a compreender como usufruir da política de cotas para acesso aos cursos acesso aos cursos do Ensino Médio Integrado Instituto Federal Catarinense (IFC).

Externa à Instituição - LÍGIA DOS SANTOS FERREIRA - UFAL
Presidente - 2277402 - DENISE FERNANDES
Interno - 1869139 - JORGE DA CUNHA DUTRA
Interna - 1976862 - RAQUEL CARDOSO DE FARIA E CUSTODIO