Banca de DEFESA: LIGIA BATISTON

DISCENTE : LIGIA BATISTON
DATA : 11/04/2024

NUTRINDO IDEIAS: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Educação Alimentar e Nutricional (EAN); Ensino; Educação Profissional e Tecnológica; Produto educacional; Educação Integrada.

O artigo e dissertação é fruto da pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Polo IFC-Blumenau, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e Macroprojeto 3, Práticas Educativas no Currículo Integrado no contexto do Ensino. Objetivou verificar de que forma o currículo integrado do IFC está abordando a EAN como forma de integrar as disciplinas, através de questionário e análise do projeto político pedagógico no primeiro ano do ensino médio integrado com o técnico em eletromecânica do Instituto Federal Catarinense. O desenho da pesquisa em formato aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa, com delineamento descritivo e transversal, executada em quatro etapas: apresentação da proposta de estudo aos professores e estudantes; diagnóstico através dos questionários e Intervenção, onde aplicou-se o produto educacional e ao final da aula realizado avaliação. O produto educacional desenvolvido em formato digital, propõem um formato de aula utilizando metodologias ativas, como opção de incluir a EAN no eixo integrador promovendo a prática educativa emancipadora e estimulando o pensamento crítico e reflexivo. A pesquisa e o produto educacional trazem possibilidades de integração, resgate de memórias e saberes haja vista o interesse pelo tema EAN pelos estudantes e professores, assim como a necessidade de materiais, capacitação e direcionamento para que ocorra a integração da EAN nas disciplinas.

Interno - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Externa à Instituição - ROSANGELA DA SILVA
Presidente - 1778902 - SARA NUNES
Interna - 1813398 - VIVIANE GRIMM