Banca de DEFESA: CLAUDENOR FÁVERO

DISCENTE : CLAUDENOR FÁVERO
DATA : 18/04/2024
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU

A MUSICALIDADE NO TEATRO: PERSPECTIVAS SOBRE O APRENDIZADO DA AGÓGICA E DA DINÂMICA MUSICAL NO DESENVOLVIMENTO DA PERFORMANCE DOS ALUNOS DE TEATRO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA – CAMPUS JOINVILLE

Educação Profissional e Tecnológica. Musicalidade. Teatro. Agógica. Dinâmica Musical.

A dissertação a seguir é sobre a musicalidade no teatro e sobre o uso da agógica e da dinâmica musical na formação e no desenvolvimento dos alunos do Curso Técnico em Teatro e dos alunos de teatro do Ensino Médio Integrado dos Cursos Técnico em Eletroeletrônica e Técnico em Mecânica do IFSC - Campus Joinville. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IFC, pelo parecer nº 6.090.270. É uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e que ocorreu entre os anos de 2022 e 2023. Está inserida na linha de “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” no âmbito do macroprojeto 3 “Práticas Educativas no Currículo Integrado” e desenvolveu-se através do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Blumenau. O objetivo deste estudo é compreender de que forma a aprendizagem da agógica e da dinâmica musical influencia no desenvolvimento da performance dos alunos de teatro do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Joinville. A formação integral dos alunos de teatro do ensino médio integrado do IFSC - Joinville, com ênfase no trabalho e na produção social, cultural, econômica e política, através do aprendizado da música, com foco na agógica e na dinâmica musical, são pontos nevrálgicos neste estudo. São temas enriquecidos por autores como Ricardo Antunes, Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos e Demerval Saviani, Coelho e Favaretto, Vanda B. Freire, Jacyan Castilho, Ernani Maletta, Fábio C. M. Cintra, Alex B. P. Cavalcante e Fernanda F. Couto e Raquel C. Souza, que elevam o debate sobre os conceitos citados para além da academia. Como metodologia de pesquisa, foram realizados questionários no formato on-line com os professores que lecionam disciplinas de teatro na instituição, além de observações in loco, nas aulas da turma do Curso Técnico Concomitante em Teatro. Foram aplicados questionários também aos alunos do Curso Técnico em Teatro e aos alunos dos 7º e 8º períodos dos Cursos Técnico Integrado em Eletroeletrônica e em Mecânica, que têm aulas de teatro na disciplina de Arte/Teatro. Houve a realização de uma oficina sobre a musicalidade no teatro com os alunos participantes da pesquisa. Os resultados das análises deste estudo indicam que a música é fundamental para o teatro e que é importante para o estudante das artes cênicas, vivenciar a musicalidade para desenvolver sua performance e ampliar seus conhecimentos ao longo da carreira profissional. Como produto educacional (PE), foi elaborado um material em formato de e-book que contém exemplos e exercícios em áudios e vídeos, que poderá ser utilizado pelos professores e alunos do IFSC - Joinville e também por outras instituições que demonstrem interesse em desenvolver essa experiência com seus alunos.

Externo ao Programa - 1683508 - FERNANDO JOSE TAQUES - nullInterna - 1411767 - JULIENE MARQUES BOGO
Externa à Instituição - MARIA LAURA POZZOBON SPENGLER
Presidente - 1778902 - SARA NUNES
Notícia cadastrada em: 28/02/2024 16:45