Banca de DEFESA: ELIANA GASPODINI COLDEBELLA

DISCENTE : ELIANA GASPODINI COLDEBELLA
DATA : 15/04/2024
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU

A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS BLUMENAU

Inclusão Escolar. Ensino. Educação Profissional e Tecnológica. Educação Especial. DUA.

Este estudo tem por finalidade compreender como os docentes percebem o processo de inclusão educacional para os alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau/SC. Está incluída dentro da linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e situada dentro do Macroprojeto 2 - Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. A metodologia utilizada segue uma abordagem qualitativa de classificação exploratória e utiliza como procedimentos técnicos a pesquisa de campo e a análise dos dados por meio da análise de conteúdo. Foram entrevistados dez docentes dos Cursos Técnico de Informática e de Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio.Assim sendo, a pesquisa permitiu entender a percepção dos docentes no processo de inclusão educacional de alunos PAEE. Como resultado, foi elaborado e aplicado um produto educacional em formato de e-book, objetivando auxiliar os educadores com conhecimentos referentes ao tema deste estudo, envolvendo inclusão escolar, percepção docente e currículo, intitulado “DUA – Desenho Universal para a Aprendizagem – ensino para a diversidade”. Este material busca apresentar contribuições básicas sobre o uso das nomenclaturas empregadas no processo de inclusão educacional, assim como referência sobre quem são os alunos PAEE e aborda brevemente as legislações que certificam o processo de inclusão escolar. Para finalizar, o produto educacional oferece aos professores uma estratégia de ensino denominada Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA como ferramenta para a acessibilidade, heterogeneidade e participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem.

Externa à Instituição - ANA PAULA ZERBATO - USP
Externa ao Programa - 2333130 - BERNADETE MACHADO SERPE - nullPresidente - 1869139 - JORGE DA CUNHA DUTRA
Interna - 1411767 - JULIENE MARQUES BOGO
Notícia cadastrada em: 28/02/2024 11:25