Banca de DEFESA: ANDRÉ EDUARDO KONELL

DISCENTE : ANDRÉ EDUARDO KONELL
DATA : 29/03/2024
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU

CURRICULARIZAÇÃO DA PESQUISA E EXTENSÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE NOS CAMPI BLUMENAU E CAMBORIÚ

Curricularização. Pesquisa. Extensão. Ensino Médio Integrado. EPT.

A curricularização da pesquisa e extensão se tornou um tema relevante ao considerar sua aplicabilidade no Ensino Médio, especialmente no contexto do IFC, cujo histórico e desenvolvimento refletem uma implementação alinhada aos pilares de ensino, pesquisa e extensão. A metodologia empregada nesta pesquisa foi qualitativa, exploratória e empírica, utilizando entrevistas semiestruturadas com docentes dos Cursos Técnicos de Informática integrados ao Ensino Médio nos campi de Camboriú e Rio do Sul do Instituto Federal Catarinense (IFC). Para a análise dos dados, optou-se pela abordagem da Análise Textual Discursiva (ATD), utilizando categorias específicas. Este estudo, intitulado "Integração da Pesquisa e Extensão nos Cursos Técnicos de Informática do Instituto Federal Catarinense nos Campi Blumenau e Camboriú", foi conduzido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Seu propósito consiste na análise do processo de curricularização da pesquisa e extensão nos cursos técnicos de Informática integrado ao Ensino Médio do IFC, nos campi Blumenau e Camboriú. O objetivo é desenvolver um roteiro orientativo que aborde lacunas e potencialidades desse processo, com foco na perspectiva de formação humana integral, por meio do estudo desses dois campi (Blumenau e Camboriú). O projeto está inserido na linha de pesquisa "Práticas educativas em educação profissional e tecnológica", integrante do macroprojeto "Práticas educativas no currículo integrado". Os resultados destacaram a necessidade de disseminação e multiplicação das melhores práticas dos docentes. O produto educacional desenvolvido neste estudo é destinado aos docentes do IFC, baseando-se na estrutura curricular já existente em todos os cursos da instituição. Sua elaboração foi inspirada nas entrevistas realizadas com docentes dos dois campi em estudo, estando diretamente relacionado a práticas que concretizam o propósito da Formação Integral do Estudante.

Interno - 1066751 - EDER APARECIDO DE CARVALHO
Presidente - 1102088 - FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA