Banca de DEFESA: JUNIEL RODRIGUES LEITE

DISCENTE : JUNIEL RODRIGUES LEITE
DATA : 07/03/2024
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU

A Feira de Matemática e sua Interlocução com a práxis dos docentes que ensinam Matemática na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais.

Feira de Matemática. Educação Matemática. Formação Integral. Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

A Feira de Matemática (FMat) é um espaço de compartilhamento de conhecimentos matemáticos, envolvendo alunos e professores de todas as etapas da educação, desde a educação infantil até o nível superior, provenientes de instituições públicas e privadas, bem como Institutos Federais (IFs). Com base nisso, o objetivo geral desta pesquisa é investigar, a partir do processo de orientação e/ou participação na FMat, as contribuições proporcionadas para práxis dos docentes que ensinam matemática no Ensino Médio Integrado (EMI) de IFs quanto à integração da matemática com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para atingir este objetivo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove professores que ensinam matemática de seis IFs com objetivo de identificar as vivências, experiências e contribuições que esses professores adquiriram por meio da orientação de trabalhos em FMat ou em participação nela, correlacionadas à EPT e sua práxis docente. A análise dos dados empíricos foi realizada utilizando a metodologia da Análise Textual e Discursiva (ATD), segundo (Moraes, 2003), resultando em categorias a priori e emergentes. Para as categorias a priori, constatou-se contribuições da FMat para a formação de professores num processo de dodiscência crítica-reflexiva, centrada no aluno; prática docente articulada com outras áreas do conhecimento e a integração da matemática com a EPT. Com relação às categorias emergentes, foi identificado o envolvimento de programas institucionais, como PIBID e Residência Pedagógica no Movimento da Rede de Feira de Matemática (MRFMat), bem como a preocupação dos professores na busca de manter o Currículo do Curso integrado e atualizado. A partir da análise, foi desenvolvido o produto educacional "Guia Orientador para a Feira de Matemática", com o objetivo de difundir a FMat entre professores, estudantes, instituições de ensino e a comunidade em geral, abordando desde a concepção inicial da FMat até os processos de orientação, avaliação, gestão e organização da Feira.

Externa à Instituição - ALAIDE FERREIRA DOS SANTOS BARROS
Interna - 2277402 - DENISE FERNANDES
Presidente - 1102088 - FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
Interna - 1813398 - VIVIANE GRIMM