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Banca de DEFESA: ARIANA MENDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARIANA MENDES
DATA : 15/03/2024
HORA: 15:00
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU
TÍTULO:

Macroprojeto de Práticas Educativas no Currículo Integrado


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional e Tecnológica. Novo Ensino Médio. Projeto de Vida. Juventude. Trabalho


PÁGINAS: 3
RESUMO:

Esta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Catarinense - Blumenau, inserida na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” no “Macroprojeto de Práticas Educativas no Currículo Integrado”. O Novo Ensino Médio instituído pela Lei 13415/2017 trouxe alterações na oferta desta etapa de ensino, na qual a flexibilização curricular se destaca com a introdução dos itinerários formativos, entre eles o
Projeto de Vida. Neste sentido, o estudo buscou analisar como este componente foi implementado em uma escola piloto da rede estadual, localizada no Médio Vale do Itajaí, a fim de desenvolver um produto que contribua com a discussão sobre o Projeto de Vida, sob a luz dos conceitos de juventude e trabalho. Para a fundamentação teórica parte-se de autores que discutem a reforma do ensino médio e sua relação com políticas neoliberais, o Projeto de Vida, juventude e trabalho em consonância com a formação integral, tais como: Thiesen (2021), Freitas (2014), Santos e Gontijo (2020), Silva (2023), Alves e Dayrell (2016), Ramos (2018). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa explicativa e de natureza aplicada. Os dados foram coletados por meio de fontes documentais e aplicação de entrevistas com docentes que atuam no respectivo componente curricular, além de observação dos momentos de reunião de planejamento e das aulas ministradas pelos docentes do Projeto de Vida, sendo analisados a partir da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) e do conceito do ciclo de políticas de Stephen Ball (MAINARDES, 2006; 2018). Quanto aos resultados do estudo, destaca-se que a reforma do ensino médio impactou a oferta do ensino médio, lançando novos desafios para os gestores, coordenadores e professores da rede, que passaram a ofertar um componente curricular que até então nunca havia feito parte da grade e com o qual a familiaridade pedagógica era a grande fragilidade, contribuindo para a precarização da formação dos estudantes. A partir da análise, foi desenvolvido o infográfico “Juventude e
trabalho: limites e possibilidades do Projeto de Vida no Ensino Médio”, aplicado em uma roda de conversa com gestores, coordenadores e professores participantes da pesquisa, que destacaram a relevância do material para fomentar a discussão e ampliar a compreensão acerca do Projeto de Vida, juventude e trabalho.





MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1869139 - JORGE DA CUNHA DUTRA
Interna - 1411767 - JULIENE MARQUES BOGO
Externa à Instituição - SHIRLEI DE SOUZA CORRÊA
Presidente - 1813398 - VIVIANE GRIMM
Notícia cadastrada em: 11/01/2024 12:09
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