CCPGEPT BLUMENAU - C.C. P.G. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA BLUMENAU - DIREÇÃO GERAL Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CRISTIANE APARECIDA LISSAK BILIBIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTIANE APARECIDA LISSAK BILIBIO
DATA : 22/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Blumenau
TÍTULO:

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E OS TRADUTORES/INTÉRPRETES EM LIBRAS-PORTUGUÊS: O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO E/OU NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA




PALAVRAS-CHAVES:

Ensino. Tradutores e Intérpretes em Libras-Português (TILSP). Educação Profissional Tecnológica. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).




PÁGINAS: 3
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo geral problematizar como acontece a atuação dos profissionais tradutores e intérpretes em Libras-Português no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação dentro da Educação Profissional e Tecnológica no ensino remoto e/ou na Educação a Distância. Com relação à metodologia, a natureza do trabalho foi uma pesquisa aplicada; utilizou-se de entrevista estruturada com os sujeitos que atuam como Tradutores e Intérpretes em Libras-Português (TILSP) no Instituto Federal Catarinense. Para a análise dos dados coletados, empregou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados encontrados indicaram que, nas aulas síncronas e assíncronas, o local de atuação do TILSP precisa ter um fundo neutro, tendo boa iluminação, câmera com boa resolução e sem circulação de pessoas; o profissional TILSP necessita do material com antecedência; e é importante ter o revezamento com outro profissional. Com essas informações, elaborou-se o produto educacional: um vídeo estilo animação gráfica, traduzido em Libras, com o título: “TILSP nas aulas síncronas e aulas assíncronas na EPT”. Como considerações finais desta investigação, destaca-se a importância essencial de que as Tecnologias da Informação e Comunicação na atuação dos TILSP estejam funcionando corretamente. Durante o período remoto, com as aulas síncronas e assíncronas, as preocupações eram a conectividade com a internet, fundo ser neutro, os equipamentos funcionando bem durante a transmissão e as vestimentas, para que o aluno surdo participasse das aulas, como os demais colegas. Em suma, a originalidade deste trabalho visa contribuir com a EPT, salientando a relevância da contribuição dos TISLP para a formação integral dos estudantes surdos por meio da acessibilidade linguística e da inclusão escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2333130 - BERNADETE MACHADO SERPE - nullExterno à Instituição - FABIANO SOUTO ROSA - UFPel
Presidente - 1869139 - JORGE DA CUNHA DUTRA
Interno - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Notícia cadastrada em: 04/12/2023 15:56
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-03.sig.ifc.edu.br.sigaa03