A literatura decolonial no contexto da EPT: uma análise a partir de experiências de ensino no Instituto Federal Catarinense
Literatura Decolonial; Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Médio Integrado
A literatura desempenha um papel importante na formação dos cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento de diversas áreas da vida. No Ensino Médio Integrado, ela está presente no componente curricular de Língua Portuguesa. Dentro desse espaço dos textos literários, para além do cânone, encontra-se a Literatura Decolonial, sendo a qual uma abordagem que valoriza vozes historicamente marginalizadas. Nesse sentido, esta pesquisa se pauta em compreender o espaço da literatura decolonial na Educação Profissional e Tecnologica, a partir das percepções dos docentes de Língua Portuguesa do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense (IFC). A fim de atingir esse objetivo, a pesquisa foi elaborada com as seguintes características: natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivos exploratórios e descritivos. Para a coleta de dados, serão aplicados questionários com professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio Integrado do IFC. Posteriormente, a análise dos dados será feita com a utilização da Análise de Discurso pecheutiana. Além disso, será elaborado um produto educacional -minicurso, e-book ou infográfico. Ademais, este trabalho pertence ao Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFC - campus Blumenau, na linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT, no Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado.