DESAFIOS DO CURRÍCULO INTEGRADO EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DE NÍVEL MÉDIO NO CEDUP – HERMANN HERING - BLUMENAU
Currículo integrado. Ensino médio integrado. Técnico em Administração. Educação Profissional e Tecnológica
Este projeto de pesquisa, desenvolvido no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFC - Blumenau, na linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT, no Macroprojeto Práticas Educativas no Currículo Integrado, tem como objetivo geral analisar a organização e as práticas curriculares do curso de Ensino Médio Integrado em Administração do CEDUP- Hermann Hering – Blumenau, visando a elaboração de um produto educacional que contribua na construção de um currículo integrado. De acordo com Santomé (1998), o currículo integrado é uma abordagem que busca superar as limitações tradicionais, representando a expressão que visa compreender o conhecimento em sua totalidade, fomentando uma maior interdisciplinaridade em sua construção. Além disso, o trabalho discute as mudanças na legislação educacional brasileira, como o Decreto nº 5.154/2004 e a Reforma do Ensino Médio, que impactaram o Ensino Médio Integrado. A metodologia quanto a natureza da pesquisa será feita uma pesquisa aplicada e de abordagem qualitativa, utilizando questionário e entrevista. O público-alvo desta pesquisa são os professores e os coordenadores pedagógicos. Em resumo, o trabalho destaca a importância da organização e as práticas do currículo integrado na formação de estudantes em um curso Técnico de Administração de Nível Médio, considerando os desafios enfrentados na implementação dessa abordagem pedagógica