Banca de DEFESA: ANDREIA MATILDE BOTTAMEDI BAMBINETTI

DISCENTE : ANDREIA MATILDE BOTTAMEDI BAMBINETTI
DATA : 01/12/2023
LOCAL: Blumenau

CONSELHO DE CLASSE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:  a compreensão dos docentes e da equipe pedagógica, numa perspectiva de formação integral.

Educação Profissional e Tecnológica; Conselho de Classe; Ensino Médio Integrado.

O trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Catarinense - Campus Blumenau, inserida na linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica” e no macroprojeto 6, denominado “Organização de espaços pedagógicos na EPT”. O objetivo central do estudo foi analisar a visão dos docentes e da da equipe pedagógica do Campus Brusque do Instituto Federal Catarinense sobre a função do Conselho de Classe do Ensino Médio Integrado, a fim de elaborar um produto educacional que, a partir da reflexão teórico-prática, fomentasse a discussão coletiva acerca da organização e prática  do Conselho de Classe. Na primeira seção do artigo, apresentamos um breve histórico da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, resgatando autores como Moura (2010), Schenkel (2012), Egre e Amorim (2016), Neves e Pronko (2008), Vieira e Souza (2016), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005). Na sequência, abordamos o Conselho de Classe e a avaliação da aprendizagem. Realizamos a análise de documentos legais da Educação Nacional e do Instituto Federal Catarinense. A leitura e o exame minucioso desses documentos permitiram compreender sua relação com os referenciais teóricos de autores como  Luckesi (2000), Dalben (2004), Suhr (2022), Moraes, Stella e Teruya (2011) e a reflexão sobre uma concepção de Conselho de Classe, numa perspectiva de formação integral. No que tange aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de natureza aplicada, cuja  abordagem é qualitativa e de acordo com os objetivos pode ser classificada como sendo exploratória e quanto aos procedimentos técnicos,  caracterizada como pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados, interpretados e apresentados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Esta análise mostra que os profissionais que participam do Conselho de Classe no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, do IFC Campus Brusque, possuem clareza sobre a concepção de formação integral, porém, na prática profissional, têm dificuldades em atender ao previsto e idealizado nos documentos oficiais e nos referenciais bibliográficos. A fragilidade em lidar com a autocrítica e as reflexões sobre o próprio fazer é oculta e necessita de um movimento institucional no sentido (re)construir uma consciência crítica e uma responsabilidade coletiva sobre o processo de ensino e aprendizagem e do Conselho de Classe no Ensino Médio Integrado (EMI), numa perspectiva de formação integral, que considere todas as partes envolvidas. Esta pesquisa, por sua vez, traz uma compreensão de Conselho de Classe enquanto órgão colegiado envolvido em várias ações que contribuem para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Ainda, quando inserido no Instituto Federal Catarinense, instituição de Educação Profissional e Tecnológica, funda-se na concepção de formação integral e, tendo como foco de pesquisa o Ensino Médio Integrado do IFC Campus Brusque, buscou colaborar com a prática desse órgão - Conselho de Classe - numa perspectiva deste enquanto processo e não somente como momento de julgamento dos estudantes.

Presidente - 2302970 - SIMAO ALBERTO
Interno - 1869139 - JORGE DA CUNHA DUTRA
Externa à Instituição - INGE RENATE FROSE SUHR
Externo à Instituição - VOLMIR VON DENTZ - IFSC