Banca de DEFESA: FERNANDA BIZARRI DE OLIVEIRA

DISCENTE : FERNANDA BIZARRI DE OLIVEIRA
DATA : 24/11/2023
LOCAL: Blumenau

Educação Profissional na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina: um estudo sobre as implicações da Lei 13.415/2017 nos cursos de Ensino Médio Integrado

Educação Profissional e Tecnológica. Currículo Integrado. Ensino Médio Integrado. Novo Ensino Médio. Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Catarinense – Campus Blumenau, inserida na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”, no “Macroprojeto 3: Práticas Educativas no Currículo Integrado”. O Novo Ensino Médio (NEM), instituído pela Lei 13.415/2017, determinou mudanças expressivas para a última etapa da educação básica. No âmbito da oferta de Educação Profissional e Técnica de nível médio na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina,as adequações curriculares têm impactado políticas historicamente construídas, como o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP). Nesse sentido, o presente estudo buscou analisar as implicações da Reforma do Ensino Médio nos cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) nesta rede de ensino, a fim de desenvolver um produto que possa contribuir na discussão sobre currículo integrado na Educação Profissional de nível médio. Como fundamentação teórica, parte-se de autores que discutem o Ensino Médio Integrado a partir da concepção de formação humana integral e currículo integrado, tais como Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Saviani (1989), Moura (2007), Machado (2010). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com gestores escolares, questionário com docentes e documentos como diretrizes curriculares, planos de cursos e dados do Censo Escolar da Educação Básica/INEP, sendo analisados a partir da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Quanto aos resultados do estudo, destacamos que as mudanças decorrentes da implantação do “Novo Ensino Médio” impactaram na continuidade da oferta dos cursos de EMIEP na rede estadual catarinense, bem como na organização curricular e no trabalho pedagógico, fragilizando a formação integral dos estudantes e a identidade das Unidades Escolares ofertantes de EMIEP. A partir da análise foi desenvolvido o infográfico “Ensino Médio Integrado na Rede Estadual de Santa Catarina: reconstruindo olhares a partir da concepção de currículo integrado”, aplicado em Roda de Conversa e avaliado por gestores e docentes de duas escolas participantes da pesquisa, que destacaram seu potencial em ampliar a compreensão sobre os cursos de Ensino Médio Integrado da Rede Estadual de Santa Catarina.

Externa ao Programa - 1755556 - FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA - nullInterna - 1411767 - JULIENE MARQUES BOGO
Externa à Instituição - ROBERTA PASQUALLI - IFSC
Presidente - 1813398 - VIVIANE GRIMM
Notícia cadastrada em: 24/10/2023 17:40