ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ARTICULAÇÕES PARA O ENSINO NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, CAMPUS RIO DO SUL
Atendimento Educacional Especializado; Inclusão; Educação Profissional e Tecnológica.
O atendimento educacional especializado surge enquanto recurso para o desenvolvimento de estratégias de inclusão, ou seja, uma política pública de educação na intencionalidade de proporcionar um norte à educação inclusiva. Por essa razão, vislumbra-se a necessidade de exploração do tema, na busca de conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento de trabalhos que venham ao encontro dessa demanda. Sendo assim, este projeto objetiva conhecer no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal Catarinense do campus de Rio do Sul, as contribuições e articulações da equipe de Atendimento Educacional Especializado- AEE as práticas pedagógicas dos professores do Ensino médio Integrado curso Técnico em Informática para a Internet, que corroborem para o desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem de estudantes com deficiência e/ ou necessidades educacionais específicas. Essa pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa e objetivos exploratórios dentro da metodologia do estudo de caso, será desenvolvida a partir de referenciais bibliográficos, documentais e entrevistas com os profissionais do Atendimento Educacional Especializado e os professores da turma. A análise dos dados obtidos será feita por triangulação e farão parte de um guia educacional -enquanto produto educacional- que apresentará o resultado dessa pesquisa.