Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE BUSS CARDOSO

DISCENTE : ALINE BUSS CARDOSO
DATA : 30/11/2023
LOCAL: Blumenau

ENSINO MÉDIO INTEGRADO PARA QUÊ E PARA QUEM: PERSPECTIVAS DO ALUNO INGRESSO NA OPÇÃO PELO EMI DO IFC CAMPUS SÃO BENTO DO SUL

Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e Tecnológica, Juventude e Trabalho, Instituto Federal.

O presente projeto tem como objeto de pesquisa o tema Ensino Médio Integrado para quê e para quem: perspectivas do aluno ingresso na opção pelo EMI do IFC Campus São Bento do Sul. Os jovens ao concluírem o ensino fundamental presenciam-se diante de uma importante decisão: a instituição de ensino que cursarão o ensino médio, de acordo com seus interesses e expectativas futuras. O ensino médio integrado ao técnico do IFC Campus São Bento do Sul se apresenta como uma dessas opções. Dessa forma, o objetivo geral desse estudo é identificar o propósito do jovem ingresso para a etapa do ensino médio e as perspectivas consideradas na sua opção pelo ensino médio integrado ao técnico do IFC Campus São Bento do Sul bem como elaborar um produto educacional que apresente o Ensino Médio Integrado do Instituto Federal na perspectiva dos seus princípios e concepções norteadores, que auxilie como instrumento de divulgação dessa modalidade de educação profissional e tecnológica. Quanto à metodologia, esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza translacional, com objetivo exploratório, de procedimento técnico do tipo pesquisa de campo, utiliza como instrumento de dados o questionário e os dados coletados serão analisados de forma qualitativa. O público-alvo da pesquisa são os alunos ingressos dos três cursos do EMI do IFC Campus São Bento do Sul no ano de 2024. O tema vincula-se à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e ao Macroprojeto 5 - Organização do currículo integrado na EPT. Pretende-se que esta pesquisa e bem como o produto educacional elaborado contribua com as discussões a respeito do Ensino Médio Integrado, e, mais precisamente, que coopere com o diálogo sobre a importância da oferta desta modalidade de educação pela Rede Federal.

Externa à Instituição - INGE RENATE FROSE SUHR
Externo ao Programa - 1961823 - MARIO FERREIRA RESENDE - nullInterna - 1976862 - RAQUEL CARDOSO DE FARIA E CUSTODIO
Presidente - 1778902 - SARA NUNES
Notícia cadastrada em: 24/10/2023 16:36