O trabalho como princípio educativo no programa Jovem aprendiz desenvolvido nas organizações da sociedade civil sem fins lucrativos
Jovem Aprendiz. Organizações da Sociedade Civil. Trabalho como Princípio Educativo
A aprendizagem profissional na modalidade Jovem Aprendiz é um programa do governo federal que visa a inclusão social da juventude. O trabalho como princípio educativo é um dos pilares desse programa, pois permite que os jovens aprendam a teoria e a prática de uma profissão. Os documentos oficiais e orientadores do programa Jovem Aprendiz apresentam uma visão do trabalho como princípio educativo que está alinhada com os princípios da educação profissional. No entanto, uma pesquisa realizada pela organização da sociedade civil sem fins lucrativos GERAR-Blumenau, com a aplicação do produto educacional “Oficina: o trabalho como princípio educativo na elaboração de planos de aula e sua aplicabilidade no contexto de cursos de curta duração Jovem Aprendiz”, identificou alguns desafios para a efetivação desse princípio na prática. Entre os desafios identificados, estão a falta de formação adequada dos docentes e a insuficiência de recursos financeiros. É preciso superar esses desafios para que o trabalho como princípio educativo seja efetivamente concretizado na prática e contribua para a formação integral dos jovens aprendizes.