Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE AUGUSTO BARSCH

DISCENTE : FELIPE AUGUSTO BARSCH
DATA : 06/10/2023
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU

Técnicas vocais e a voz em cena na Formação Integral: um olhar a respeito das percepções dos estudantes do Curso Técnico em Teatro do IFSC Campus Joinville

Técnicas Vocais. Voz em cena. Formação Integral. Educação Profissional e Tecnológica

O presente projeto pauta-se no desejo de melhor compreender a relação das técnicas vocais e da voz em cena na formação integral. Sua origem se dá na junção da trajetória profissional músico-docente deste pesquisador em seu percurso de aplicação, aprendizado e ensino das técnicas vocais como abordagens potencializadoras da expressividade vocal e da curiosidade por melhor compreender os lugares da Formação Integral. Diante disso, esta pesquisa se constitui a partir da seguinte problemática: como os estudantes do Curso Técnico em Teatro do IFSC - Campus Joinville enxergam as técnicas vocais e a voz em cena em seus aspectos artísticos e políticos no contexto da formação integral? Assim, parte-se do seguinte objetivo geral: analisar as percepções dos estudantes do curso técnico em Teatro do IFSC, campus Joinville, a respeito das técnicas vocais e da voz em cena no contexto da formação integral. Ademais, foram levantados os seguintes objetivos específicos: depreender o conceito de “técnica vocal” enquanto abordagem de facilitação da expressividade artística; compreender a voz em seu sentido material e político, vinculando-a a seu espaço em cena; entender a concepção de formação integral vinculada à EPT; e conhecer o contexto de oferta do Curso Técnico concomitante em Teatro, do IFSC, campus Joinville. A partir da conclusão desta investigação, pretende-se ainda, perante os dados demandados pelos sujeitos da pesquisa, elaborar, aplicar e devolver à comunidade escolar em questão, um produto educacional - Guia Teórico Prático da Voz, que seja apto para conferir às relações postas entre as Técnicas Vocais e a voz em cena no âmbito da Formação Integral.

Presidente - 1411767 - JULIENE DA SILVA MARQUES
Externa à Instituição - LUCIANA CESCONETTO FERNANDES DA SILVA - IFSC