Quem somos: percepções dos comunicadores do Instituto Federal Catarinense sobre a identidade organizacional da instituição.
Educação Profissional e Tecnológica. Institutos Federais. Comunicação. Identidade Organizacional.
A pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), inserida na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo teve como objetivo compreender quais as percepções que os comunicadores do Instituto Federal Catarinense têm sobre a identidade organizacional da instituição. Tratase de uma pesquisa qualitativa, de natureza translacional, que se utilizou de entrevista semiestruturada com representantes dos setores de comunicação da instituição, além de pesquisa documental e bibliográfica. A pesquisa contribuiu para o desenvolvimento do produto educacional em formato de audiovisual, intitulado “Mas afinal, o que é um Instituto Federal?”. Os resultados demonstram que os comunicadores conhecem, de maneira geral, as concepções que orientam a criação dos institutos federais e que percebem o IFC como uma instituição voltada para a formação humana integral, com vistas à preparação para o mundo do trabalho, entretanto, esses conceitos ainda não são amplamente utilizados na divulgação da instituição. Em relação ao produto educacional, constatou-se que ele pode contribuir para a compreensão sobre os principais pontos que compõem o percurso da educação profissional e educação profissional tecnológica, além de auxiliar os comunicadores no reconhecimento dos princípios e concepções que orientam os
Institutos Federais.