Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIA DA SILVA

DISCENTE : SILVIA DA SILVA
DATA : 29/09/2023
LOCAL: Blumenau

PRETOS, PARDOS E INDÍGENAS E A LEI DE COTAS: ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES NOS CURSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – IFC (2018-2022)

Lei de Cotas, ação afirmativa, acesso, permanência e êxito

Para o povo negro e os povos originários, a luta por direitos básicos e pela igualdade social é um movimento permanente. Muitas foram as conquistas, porém ainda existe um longo caminho a percorrer na busca por políticas públicas mais efetivas e concretas na tentativa de reparar injustiças históricas provocadas pela escravidão. A educação é um direito de todos e dever do Estado. Esse direito, para os grupos racializados, é apenas uma previsão legal e não se traduz em garantia, pois esses grupos apresentam menos condições de acessarem e permanecerem em instituições que oferecem educação de qualidade. Por isso, essa revendicação é pauta dos movimentos sociais, especialmente do movimento negro. As políticas de ações afirmativas são uma conquista da luta desses movimentos, sendo a lei de cotas uma das principais políticas de democratização do acesso à educação e se apresenta como um instrumento de justiça corretiva e justiça distributiva. Sendo assim, este projeto objetiva Identificar e analisar os dados relacionados ao acesso, à permanência e ao êxito dos estudantes que ingressaram nos cursos do Ensino Médio Integrado (EMI) amparados pela lei de cotas na subcota étnico-racial para pretos, pardos e indígenas, no período de 2018 a 2022. Para a coleta de dados serão analisados os documentos oficiais emitidos pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), que apresentem os dados quantitativos dos estudantes. Os resultados dessa pesquisa serão apresentados em uma plataforma online na rede IFC, vinculada ao Núcleo de estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), o qual dará visibilidade aos resultados, publicizando as informações de forma sistemática e intuitiva para o público em geral, dessa forma gerando dados para subsidiar uma futura revisão e avaliação da Lei n. 12.711/2012, lei de cotas.

Externa à Instituição - LUCIANE SIPPERT LANZANOVA - UERGS
Externa ao Programa - 1317039 - AMALIA CARDONA LEITES - nullInterno - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Presidente - 2277402 - DENISE FERNANDES
Notícia cadastrada em: 29/08/2023 11:34