Banca de DEFESA: FLAVIA REGINA BACK

DATA : 25/08/2023
LOCAL: Blumenau

Dados, linhas e nós: uma história da implantação do IFC Campus Ibirama

História das Instituições Escolares; Cultura Escolar; Educação Profissional e Tecnológica; Instituto Federal Catarinense; Ibirama.

Esta pesquisa é sobre a história da implantação do campus do Instituto Federal Catarinense (IFC) na cidade de Ibirama. Desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do IFC campus Blumenau. Na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), inserida no Macroprojeto 4 - História e Memórias no Contexto da EPT. O objetivo foi construir uma história da criação do campus, a partir da perspectiva dos profissionais da educação que atuaram no período de 2010 a 2015. Para isso, se baseia nas concepções de história das instituições escolares e cultura escolar, história da educação profissional no Brasil e o município de Ibirama, utiliza como fontes: documentos e entrevistas, analisados sob o viés da permeabilidade e porosidade, por meio da análise de conteúdo. A partir da análise das fontes, foram identificados cinco tópicos que compõem o fluxo interativo entre espaços e ideias na instituição: arranjo produtivo local, estrutura, comunidade, estudantes e servidores. Esses tópicos foram categorizados em dados, linhas e nós. O resultado é o Produto Educacional (PE), intitulado Tour pela história do IFC Ibirama, veiculado na forma de portal eletrônico. O PE apresenta um relato histórico da criação do campus e imagens no formato de tour 360º, visando preservar a história da instituição, contextualizando a Educação Profissional (EP) no cenário nacional, regional e local.

Externo à Instituição - CARLOS ODILON DA COSTA
Interno - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Interno - 1869139 - JORGE DA CUNHA DUTRA
Presidente - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO