AS PERSPECTIVAS DE UM GRUPO DE DOCENTES ACERCA DOS ASPECTOS PEDAGÓGICOS ELEMENTARES CARACTERÍSTICOS DA EDUCAÇÃO ROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.
Formação Continuada - Educação Profissional e Tecnológica - Impacto
Esta pesquisa versará sobre a temática da formação de professores. Formação inicial e continuada de professores é um assunto que precisa ser constantemente pesquisado, discutido e integrado às nossas práticas profissionais em nível institucional, uma vez que esse tema está direta e intimamente relacionado à visão do Instituto Federal Catarinense, de “ser referência em educação profissional, científica e tecnológica, para o mundo do trabalho, por meio da formação cidadã”. Ser referência em EPT implica na excelência dos processos de ensino e aprendizagem, o que demanda, dentre outras medidas, constante atualização e qualificação do corpo docente da instituição. Dessa forma, para que uma ação de qualificação seja eficaz, é imprescindível verificar as potencialidades e carências que o grupo em questão possui, a fim de que a formação aborde precisamente o que é necessário. Nesta pesquisa, serão verificadas as perspectivas de um grupo de docentes em estágio probatório do Instituto Federal Catarinense acerca dos aspectos pedagógicos característicos da Educação Profissional e Tecnológica, aqui representados por formação omnilateral, interdisciplinaridade e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e
extensão.