Banca de QUALIFICAÇÃO: LAUSIVAN GRANGEIRO CORRÊA

DISCENTE : LAUSIVAN GRANGEIRO CORRÊA
DATA : 10/08/2023
LOCAL: Blumenau

A contribuição do ritmo para a Formação Integral no Curso Técnico em Teatro do IFSC Campus Joinville: uma análise a partir da percepção docente.

Educação Profissional e Tecnológica. Ritmo Musical. Omnilateralidade

Este projeto de pesquisa surgiu pela interseção de dois itinerários distintos e historicamente construídos. O primeiro foi construído pelo contato profissional com o ambiente de montagens teatrais com contribuições sobre a formação em música. Nesse ambiente, o Ritmo destacou-se como um dos principais pilares de conhecimento musical demandado como conteúdo na formação dos profissionais do campo teatral. O segundo itinerário foi engendrado pelo contato com os conceitos vinculados à Educação Profissional e Tecnológica, no qual se estabeleceram as noções sobre a importância da Formação Integral. Esta pesquisa será voltada para o contexto escolar presente no Curso Técnico em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC, Campus Joinville, e os sujeitos serão os professores de tal curso. Nesse cruzamento, foi formulado o problema que resultou na seguinte questão: na percepção dos professores do Curso Técnico em Teatro do IFSC Campus Joinville, como o estudo do Ritmo pode contribuir na busca pela Formação Integral? Para responder a essa pergunta, foi proposto o seguinte objetivo: analisar a contribuição do Ritmo para a Formação Integral no Curso Técnico em Teatro do IFSC Campus Joinville a partir da percepção docente. Para atingir-se tal objetivo, foram realizadas as seguintes proposições: investigar a Formação Integral no contexto da EPT; entender a oferta do Ensino Médio Técnico vinculado à EPT; compreender a proposta do Curso Técnico em Teatro do IFSC Campus Joinville e a configuração de seu corpo docente; conhecer a concepção de Ritmo Musical associada à área teatral; entrevistar, por meio de Grupo Focal, os docentes do Curso Técnico em Teatro do IFSC Campus Joinville a fim de, com os dados coletados, verificar as relações estabelecidas entre Ritmo Musical e Formação Integral; elaborar, com base na interação com o corpo docente, um produto educacional a ser disponibilizado para a comunidade escolar do Curso Técnico em Teatro do IFSC Campus Joinville que dialogue com os conceitos de Ritmo Musical e Formação Integral.

Presidente - 1411767 - JULIENE DA SILVA MARQUES
Externa à Instituição - LUCIANA CESCONETTO FERNANDES DA SILVA - IFSC
Interna - 1778902 - SARA NUNES
Interna - 1813398 - VIVIANE GRIMM