Banca de DEFESA: JOSE LUIS MACHADO

DISCENTE : JOSE LUIS MACHADO
DATA : 28/07/2023

Concepções dos educadores do IFC-Brusque sobre a avaliação da aprendizagem dos estudantes no Ensino Médio Integrado

Currículo Integrado; Educação Integral; Avaliação da Aprendizagem; Educação Profissional e Tecnológica; Concepções dos Educadores.

Os Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do IFC-Brusque apresentam, como um de seus parâmetros, o conceito da avaliação contínua e cumulativa da aprendizagem, com ênfase nos aspectos qualitativos. Nesse sentido, o presente estudo buscou compreender as concepções dos educadores do IFC-Brusque sobre a avaliação da aprendizagem dos estudantes no Ensino Médio Integrado (EMI), bem como, realizou uma oficina, como Produto Educacional. Desta forma, elaborou-se a seguinte pergunta de pesquisa: quais são as concepções dos educadores do IFC-Brusque sobre a avaliação da aprendizagem dos estudantes no EMI? Respondendo esse questionamento, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, qualitativa e de natureza básica, sendo utilizados para a coleta dos dados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de questionários, anotações em diário de bordo e aplicação do Produto Educacional. Para compreensão das informações coletadas foi utilizada a Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Os resultados apontam que os educadores apresentam concepções avaliativas classificatórias, diagnósticas e formativas. Ainda foi evidenciado certo predomínio da avaliação formativa de inspiração behaviorista e da avaliação formativa fundamentada em concepções cognitivistas e construtivistas. Tais aspectos apontam para uma dissociação entre o ensino e as ações avaliativas, ou seja, a concepção da avaliação como elemento desvinculado do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, os educadores entendem ser necessário intensificar as devolutivas ao discente sobre seu desempenho nas atividades avaliativas, para promover uma maior responsabilização do estudante por sua aprendizagem e desenvolvimento, bem como, por seu “fracasso escolar”.

Interno - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Interno - 2109010 - EDUARDO AUGUSTO WERNECK RIBEIRO
Externa à Instituição - INGE RENATE FROSE SUHR
Presidente - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO