Banca de DEFESA: FELIPE IOP CAPELETO

DISCENTE : FELIPE IOP CAPELETO
DATA : 29/07/2023
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU

CULTURA ESCOLAR NO MEIO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DISCUSSÃO E PERCEPÇÃO PELOS ALUNOS A PARTIR DO AUDIOVISUAL

Cultura Escolar. Audiovisual. Instituto Federal. Ensino Médio Integrado.

A cultura escolar desperta a curiosidade de pesquisadores pelas peculiaridades que cercam o universo da escola, além de desempenhar um papel crucial no ambiente educacional, influenciando as práticas pedagógicas, os relacionamentos interpessoais e a formação dos estudantes. Com a pandemia de Covid-19, a educação passou por uma transformação significativa, obrigando as escolas a suspenderem suas atividades presenciais, proporcionando aos alunos uma nova modalidade de ensino, as atividades de ensino remoto. Diante disso, a comunicação digital passou a ser obrigatória no dia-a-dia escolar, acarretando impactos nas dinâmicas culturais que os alunos desenvolvem e tornando a utilização de meios digitais, o principal meio de interação e aprendizado. Nesse contexto, a percepção da cultura escolar no meio digital por meio do audiovisual se torna uma abordagem relevante para compreender as dinâmicas e desafios enfrentados pelas instituições escolares durante esse período. O uso do audiovisual como ferramenta de pesquisa permitiu capturar e analisar aspectos da cultura escolar que se manifestam no ambiente digital. Através desse produto audiovisual desenvolvido, foi possível explorar como a cultura escolar é transmitida, mantida e transformada no contexto do ensino remoto e proporcionam visões e percepções acerca da cultura escolar, principalmente dentro de um espaço de educação profissional e tecnológica (EPT). A presente pesquisa discute a cultura escolar nesse ambiente virtual a partir da percepção dos alunos do primeiro ano do ensino médio integrado do Instituto Federal Catarinense - Campus São Francisco do Sul, e por consequência esta transposição do ambiente escolar para o virtual, o que denominamos ao final da pesquisa como cultura escolar digital. Com os produtos desenvolvidos no curso pretendeu-se analisar os conteúdos imagéticos desenvolvidos, a fim de discutir a cultura escolar em tempos de pandemia.

Interno - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Presidente - 2109010 - EDUARDO AUGUSTO WERNECK RIBEIRO
Externo à Instituição - FERNANDO DE OLIVEIRA AMORIM
Interno - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO