Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO SEVERINO NASCIMENTO DE OLIVEIRA

DISCENTE : LEANDRO SEVERINO NASCIMENTO DE OLIVEIRA
DATA : 01/06/2023
LOCAL: Blumenau

EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO CAMPUS ABELARDO LUZ DO IFC SOB A PERSPECTIVA DOCENTE.

Pedagogia da Alternância – Educação no Campo-Educação Profissional.

A formação continuada em uma instituição tem um papel fundamental no desenvolvimento no ensino, pesquisa A pedagogia da alternância é um mecanismo que busca a integração do ensino entre a teoria e a prática dos estudantes que vivem no campo, pois tem como princípio a indissociabilidade entre teoria e a prática. Em casa o estudante assume o papel principal: ele planeja, coloca em prática o aprendizado da teoria, sendo tudo acompanhado pela família e realizado muitas vezes napropriedade da própria família. No ambiente escolar o trabalho de planejamento e execução é realizado por todos (BRASIL,2018).

Objetivos específicos: ● mapear as concepções de Pedagogia da Alternância; ● pesquisar a importância da Pedagogia da Alternância para o curso Técnico Integrado em Agropecuária ofertado no Câmpus Abelardo Luz. ● Estudar a relevância dos tempo-escola e tempo-família na formação dos estudantes do curso Técnico em Agropecuária do Campus Abelardo Luz. ● Verificar qual a relevância que os docentes vêem na metodologia da Pedagogia da Alternância para esse curso e campus. ● Produzir um produto educacional que legitime a permanência do campus Abelardo Luz no assentamento José Maria, e que contribua para o aprimoramento ou aperfeiçoamento da Pedagogia da Alternância no EMI e na EPT.

A proposta desta pesquisa tem a origem na curiosidade do pesquisador, servidor do Instituto Federal Catarinense, lotado na Pró-reitora de Ensino. Tal curiosidade se aguçou em 2017, ao entrar em exercício e se deparar com uma realidade de contestação da legitimidade de o campus Abelardo Luz se encontrar em um assentamento rural na região do estado de Santa Catarina de maior concentração fundiária.

Presidente - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Interno - 1869139 - JORGE DA CUNHA DUTRA
Externo ao Programa - 2095330 - CLADECIR ALBERTO SCHENKEL - IFCExterna à Instituição - ALESSANDRA SILVA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 24/05/2023 11:04