CCPGEPT BLUMENAU - C.C. P.G. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA BLUMENAU - DIREÇÃO GERAL Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: KÉLY CRISTINA ZIMMERMANN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KÉLY CRISTINA ZIMMERMANN
DATA : 11/05/2023
HORA: 15:00
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU
TÍTULO:

O CONSELHO DE CLASSE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA E MODELAGEM DO VESTUÁRIO: A REALIDADE DO IFSC CAMPUS JARAGUÁ DO SUL - CENTRO


PALAVRAS-CHAVES:

Educação profissional e tecnológica, ensino médio integrado, avaliação, conselho de classe
e trabalho pedagógico.



PÁGINAS: 3
RESUMO:

Considerando a relevância do conselho de classe, no âmbito de um projeto democrático de uma instituição pública e gratuita, partimos da premissa de que ocupa um lugar central de diálogos e reflexões, uma vez podendo-se articular com todas as outras atividades do contexto escolar. Além do mais, é também um espaço avaliativo do processo ensino-aprendizagem que, consequentemente, oportuniza um processo de definições para todos os envolvidos: docentes, equipe pedagógica, estudantes, família e instituição . Estas questões levam a percorrer um caminho de possibilidades. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizada a pesquisa-ação, que é um tipo de pesquisa qualitativa e, conforme Thiollent (2007), essa metodologia não pretende apenas compreender ou descrever o mundo da prática, mas transformá-la em algo significativo para o pleno alcance das metas e objetivos propostos. É um tipo de pesquisa qualitativa, com intervenção na realidade profissional das práticas pedagógicas no desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem.
Além de tentar interferir na realidade pesquisada, o nosso estudo foi realizado a partir dos princípios da
pesquisa-ação colaborativa, tendo como diferencial uma pesquisa com pressupostos formativos ao
desenvolvimento profissional do educador e do pesquisador, a partir de momentos reflexivos juntamente com
os colaboradores. Neste contexto, formamos um grupo de estudo e, conjuntamente, foi possível desconstruir e
reconstruir novos conhecimentos sobre a função pedagógica do conselho de classe, relacionando-o com
nossas práticas pedagógicas.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1066751 - EDER APARECIDO DE CARVALHO
Externo ao Programa - 2333652 - LEANDRO MARCOS SALGADO ALVES - nullInterno - 2302970 - SIMAO ALBERTO
Externo à Instituição - VOLMIR VON DENTZ - IFSC
Notícia cadastrada em: 20/04/2023 08:40
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-03.sig.ifc.edu.br.sigaa03