Banca de QUALIFICAÇÃO: IZOLDE REJANE DO CARMO

DISCENTE : IZOLDE REJANE DO CARMO
DATA : 04/05/2023

A biblioteca na Educação Profissional e Tecnológica: percepções dos estudantes do curso técnico subsequente em eletrotécnica do IFSC Jaraguá do Sul câmpus RAU

Biblioteca escolar; Formação Integral; Ensino Técnico Subsequente.

O Instituto Federal se consolidou como instituição de ensino de qualidade. Para se manter nesse patamar, faz-se necessário que todos os setores dentro da instituição de ensino atuem de forma conjunta, visando à formação integral do estudante. Com isso em vista, a presente pesquisa aborda como temática a biblioteca e suas ações no sentido de apoio aos estudantes na sua formação integral dentro da formação profissional e tecnológica. Assim, o projeto se configura a partir da seguinte problemática: como os estudantes do curso técnico em Eletrotécnica do IFSC Jaraguá do Sul - Rau percebem a biblioteca na educação profissional e tecnológica? Para respondê-la, serão realizadas entrevistas com os alunos do curso Técnico em Eletrotécnica, ingressantes em agosto de 2022, ofertado no período de agosto de 2022 a julho de 2024, buscando desvendar se, na percepção desses sujeitos que vem para a instituição em busca de conhecimento técnico, existe espaço para a pesquisa, para o lúdico, para o lazer e para a cultura. Assim, engendra-se o objetivo geral desta pesquisa: analisar a percepção dos estudantes do curso Técnico em Eletrotécnica do IFSC Jaraguá do Sul - Rau a respeito da biblioteca na educação profissional e tecnológica. Também se destacam os seguintes objetivos específicos: compreender a biblioteca como espaço de cultura e lazer relacionado à formação integral do estudante; entender a concepção de Educação Profissional e Tecnológica vinculada a uma perspectiva de formação integral; elaborar, por meio da análise e da interpretação dos dados coletados, como produto educacional, um jogo interativo para fortalecer os laços dos estudantes com a biblioteca. Destaca-se, ainda, que o formato do produto educacional apenas será confirmado após a análise dos dados desta pesquisa, podendo, assim, sofrer alterações na proposta aqui apresentada no que se refere à versão final do trabalho.

Externa à Instituição - ESTELA RAMOS DE SOUZA DE OLIVEIRA - IFSC
Interna - 2277402 - DENISE FERNANDES
Presidente - 1411767 - JULIENE DA SILVA MARQUES
Interna - 1976862 - RAQUEL CARDOSO DE FARIA E CUSTODIO