Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA ANTONIA FERREIRA DE SOUZA

DISCENTE : PAULA ANTONIA FERREIRA DE SOUZA
DATA : 12/05/2023
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFC – CAMPUS BRUSQUE

Instituto Federal Catarinense; Educação Profissional e Tecnológica; Projeto Pedagógico de Curso; Formação de professores.

O presente estudo propõe-se a compreender como a formação inicial de professores, em uma Instituição de Educação Profissional e Tecnológica, contempla os conceitos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no seu currículo formal, tendo por base, a formação humana integral na centralidade do trabalho como princípio educativo. A escolha do Campus de Brusque, como lócus da pesquisa consiste pelo fato de o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) ser o mais atual entre os Campi do Instituto Federal Catarinense (IFC), que ofertam o mesmo curso de Licenciatura em Química, sendo datado em setembro/2021. A pesquisa, do ponto de vista metodológico, é de abordagem qualitativa e quanto aos objetivos, é classificada como exploratória, com análise bibliográfica e documental, partindo da concepção de formação humana integral na perspectiva teórica de autores relacionados às bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. A coleta de dados será realizada primeiramente, através da revisão bibliográfica e análise documental, posteriormente com aplicação de questionário e entrevista aos docentes de Química do IFC, campus Brusque, a fim de garimpar informações necessárias para compreender melhor as práticas e a atuação docente, em especial, a temática proposta. E, com base nos dados, será possível a elaboração de um caderno de apoio, com a finalidade de gerar reflexão sobre as diretrizes educacionais que embasam o processo ensino-aprendizagem em Educação Profissional e Tecnológica, onde o docente poderá pensar seus planejamentos consentâneo a EPT e consequentemente sua prática em sala de aula.

Externo à Instituição - VOLMIR VON DENTZ - IFSC
Interno - 1066751 - EDER APARECIDO DE CARVALHO
Externo ao Programa - 2333652 - LEANDRO MARCOS SALGADO ALVES - nullInterno - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Presidente - 2302970 - SIMAO ALBERTO