O Trabalho nas Relações Educativas do Povo Laklãnõ Xokleng
Povo Laklãnõ Xokleng; Trabalho; Relações Educativas.
A presente pesquisa tem como principal objetivo compreender como o trabalho pode ser percebido nas relações educativas do povo Laklãnõ Xokleng, à luz do trabalho como princípio educativo. Em termos de objetivos específicos, pretende-se verificar nos arquivos históricos e bibliotecas de Rio do Sul e Ibirama, se existem documentações e publicações sobre o tema, identificar características das relações educativas do povo Laklãnõ Xokleng e relacioná-las com os conceitos de educação profissional e tecnológica. A pesquisa parte da premissa que, para considerável parcela da população não-indígena, existe o imaginário de que as relações educativas desenvolvidas pelos povos indígenas estejam relacionadas a uma perspectiva de sustentabilidade e harmonia com a natureza. Em relação ao grupo indígena a ser estudado por esta pesquisa, da mesma forma existe essa expectativa de que os adultos e anciãos do povo ensinem às crianças a pescar, caçar, fazer artesanato, os afazeres domésticos e cuidados com a natureza, em uma perspectiva sem exploração. Mesmo diante desta expectativa, é fundamental verificar como ocorre, na prática, a questão dos ensinamentos relacionados ao mundo do trabalho, no território do povo Laklãnõ Xokleng. Para alcançar os objetivos propostos, será necessária a realização de entrevistas semiestruturadas com indígenas. Quanto à estratégia de pesquisa, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e documental. Quanto aos objetivos propostos, a pesquisa é descritiva e exploratória. Quanto a sua finalidade, pode ser considerada básica. Quanto à natureza caracteriza-se por uma abordagem qualitativa. O resultado obtido pela pesquisa será apresentado por uma Sequência Didática no Memorial da Cultura Indígena do Alto Vale do Itajaí, localizado nas dependências do Instituto Federal Catarinense - campus Rio do Sul.