Banca de DEFESA: ROSIANE MAGALHAES DE LIMA

DATA : 14/04/2023
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU

REFLEXOS: CULTURAS ESCOLARES DO IFC BLUMENAU A PARTIR DA ANÁLISE FOTOGRÁFICA

Cultura escolar. História das instituições escolares. Fotografia. Educação profissional e tecnológica. Institutos Federais.

Esta pesquisa teve como objetivo compreender as culturas escolares do IFC Campus Blumenau a partir da análise das fotografias que envolvem os estudantes do ensino médio integrado aos cursos técnicos, em espaços coletivos do campus, entre os anos de 2012 e 2021. Os documentos de estudo foram as fotografias de acervos institucional e particulares dos servidores. As imagens foram selecionadas e analisadas semioticamente para identificar as características das culturas escolares e construir uma narrativa histórica do campus com intuito de preservar as memórias coletivas deste público. Como parte da pesquisa, o produto educacional desenvolvido foi uma exposição fotográfica composta por 20 imagens selecionadas em parceria com estudantes e servidoras do campus, participantes de um projeto de extensão. O projeto foi criado para executar o planejamento, organização e validação da mostra com a participação dos voluntários. Além de contribuir para a construção da narrativa histórica e a preservação da memória coletiva, a exposição é um instrumento para ampliar a percepção de como a fotografia e as culturas escolares podem ser usadas como um método de ensino em diferentes disciplinas do currículo do ensino médio integrado. Ainda, outras formas de abordagem sobre as fontes e a história das instituições, principalmente pelo fato da educação profissional ser uma proposta de educação integrada. Enquanto metodologia, a pesquisa foi de natureza básica, abordagem qualitativa e, referente aos objetivos e o ponto de vista dos procedimentos técnicos adotados, foi uma pesquisa descritiva, documental e participante.

Externa ao Programa - 1317039 - AMALIA CARDONA LEITES - nullInterno - 2109010 - EDUARDO AUGUSTO WERNECK RIBEIRO
Presidente - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Externo à Instituição - THIAGO DE FARIA E SILVA
Notícia cadastrada em: 27/02/2023 14:48