A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DO CAMPUS ARAQUARI/IFC
Educação Profissional e Tecnológica; Inclusão; Identidade das Juventudes; Escola
O trabalho aqui apresentado parte dos resultados da pesquisa A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DO CAMPUS ARAQUARI/IFC que visa analisar como as vivências, o acompanhamento, a avaliação, o apoio diagnóstico e pedagógico interferem na construção da identidade de estudantes com deficiência do Ensino Médio Integrado ao Técnico do Campus Araquari/IFC. Sendo assim, para que este objetivo principal seja alcançado foram definidos os seguintes objetivos específicos: descrever a metodologia utilizada para o acompanhamento, a avaliação e o apoio diagnóstico sob o viés social da deficiência utilizado no Campus Araquari – IFC; identificar quais os espaços do Campus Araquari/IFC contribuem para a construção de identidade dos estudantes com deficiência; identificar o papel do IFC para o desenvolvimento da autoestima e da autonomia dos estudantes com deficiência (estudante e documentos); identificar a diversidade das culturas juvenis; conhecer o impacto que estudar no IFC trouxe para a compreensão que os estudantes tem sobre sua condição de pessoa com deficiência; levantar junto aos estudantes pontos a melhorar no atendimento AEE enquanto instituição para que se sintam realmente incluídos. Além destes, como esta pesquisa produzirá também um produto educacional do tipo e-book. Para a realização da pesquisa definiu-se pela divisão da metodologia em três momentos: 1ª etapa que se encontra em andamento se trata de um levantamento bibliográfico envolvendo os três temas desta pesquisa, ou seja, inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD), juventudes e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Como 2º fase da metodologia escolhida temse a realização de uma entrevista semiestruturada nos moldes do que é indicado por (Duarte, 2004), a ser realizada com estudantes com deficiência matriculados a pelo menos 2 anos nos cursos de Ensino Médio Integrado do IFC campus Araquari. Para a análise dos dados adquiridos no processo da pesquisa definiu-se como instrumento a Análise Textual Discursiva (ATD), seguindo os critérios estabelecidos por (Moraes, 2003). Como resultados finais deste trabalho se espera em relação à pesquisa que ao final do projeto pretende-se conhecer se e como estudar no IFC campus Araquari contribui para a concepção de si como jovem do estudante PCD. Para o produto educacional a ser produzido deseja-se que contribua como material através de elementos teóricos e práticos, principalmente a partir da opinião dos próprios estudantes com deficiência integrantes da pesquisa, sobre a efetividade da política de inclusão e diversidade quanto a inclusão das pessoas com deficiência