CCPGEPT BLUMENAU - C.C. P.G. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA BLUMENAU - DIREÇÃO GERAL Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA ALESSANDRA SCHNEIDER HINSCHING

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAELA ALESSANDRA SCHNEIDER HINSCHING
DATA : 31/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU
TÍTULO:

HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO CEDUP TIMBÓ: DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A CULTURA ESCOLAR


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional e Tecnológica; História da instituição escolar; Cultura escolar; CEDUP Timbó.


PÁGINAS: 3
RESUMO:

Este trabalho apresenta pesquisa em andamento que trata da investigação sobre a história da implantação de uma instituição escolar que oferta educação profissional e tecnológica na cidade de Timbó, no estado de Santa Catarina. Antes de ser Centro de Educação Profissional de Timbó, durante os anos de 2000 a 2004, essa escola funcionava como unidade de extensão do Cedup Hermann Hering de Blumenau, no prédio do antigo Colégio Comercial Dr. Leoberto Leal no centro de Timbó, que também foi uma escola de ensino profissionalizante. O CEDUP Timbó, é uma escola que tem como principal característica a Educação Profissional, abrangendo cursos técnicos profissionalizantes, atendendo sete municípios da 35ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Essa instituição escolar está inserida na cidade de Timbó, onde o pólo industrial é amplo e desenvolvido. Oobjetivo geral da pesquisa é compreender a história da implantação do CEDUP Timbó na perspectiva da cultura escolar, para isto delimitaram-se os anos 2000 a 2004, período em que ocorreu a implantação dessa instituição escolar.Os objetivos específicos da pesquisa são: a)Investigar a inserção do Cedup Timbó na história da Educação Profissional no município de Timbó; b) Identificar quais lideranças políticas e profissionais da educação participaram do processo de implantação do Cedup Timbó; c)(Re)Conhecer a história do Cedup Timbó  a partir de relatos dos profissionais que atuaram no período de implantação dessa instituição escolar; d)Verificar qual cultura escolar foi desenvolvida no período de sua implantação; e)Resgatar  registros físicos e digitais que compõem a história do Cedup no período de sua implantação; f)Construir um produto educacional, em formato de Fotobook, com memorial cronológico dos registros institucionais e pedagógicos, realizados no Cedup Timbó, anos 2000 a 2004. Trata-se de pesquisa básica, com abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica e documental será desenvolvida na perspectiva da história das instituições escolares e da cultura escolar, a partir da análise dos documentos. Entrevistas serão realizadas com pessoas que participaram do processo de implantação do CEDUP Timbó. Serão considerados os sujeitos para entrevista, autoridades políticas da época, profissionais da educação que atuaram  nessa instituição escolar no período de 2000 a 2004 e egressos do mesmo período temporal. A partir da transcrição das entrevistas e documentos coletados será realizada a análise de textual discursiva na perspectiva de MORAES & GALIAZZI (2016).Após a identificação das categorias, serão relacionados aos marcos históricos na construção da narrativa da implantação do CEDUP, para elaborar o produto educacional denominado Fotobook que será aplicado em formato de palestra aos professores e estudantes da instituição


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS ODILON DA COSTA
Interna - 2277402 - DENISE FERNANDES
Presidente - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Interno - 2302970 - SIMAO ALBERTO
Notícia cadastrada em: 27/02/2023 14:31
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-01.sig.ifc.edu.br.sigaa01