Banca de DEFESA: VANDERLEI WOSNIAK

DISCENTE : VANDERLEI WOSNIAK
DATA : 14/04/2023
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU

O PROTAGONISMO DISCENTE NO CEDUP HERMANN HERING – BLUMENAU/SC: O PAPEL DO GRÊMIO ESTUDANTIL NA ESCOLA

Democracia; Educação Profissional e Tecnológica; Formação Integral; Grêmio Estudantil; Juventudes.

O presente trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), polo IFC – Blumenau, na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos na EPT. A pesquisa buscou compreender a presença e os limites de protagonismos dos estudantes do Centro de Educação Profissional Hermann Hering, investigando a atuação do Grêmio Estudantil enquanto manifestação do protagonismo estudantil, bem como identificar e compreender a perspectiva dos agentes e atores da escola quanto às possibilidades de manifestação. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, abordagem qualitativa, com coleta bibliográfica e documental, acompanhada do uso de entrevistas e questionários. O produto educacional (PE), caracterizado como uma história em quadrinhos, ilustra a importância de os estudantes se organizarem para assumirem seus direitos e deveres e busca a reflexão sobre a necessidade de fortalecer o trabalho coletivo e a construção do espaço democrático. A pesquisa e o PE tencionam contribuir para o debate acerca das possibilidades de transformação social a partir do protagonismo discente.

Presidente - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Externa à Instituição - INGE RENATE FROSE SUHR
Interno - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Interna - 1778902 - SARA NUNES