Banca de QUALIFICAÇÃO: MOACIR DUTRA DE OLIVEIRA

DISCENTE : MOACIR DUTRA DE OLIVEIRA
DATA : 17/02/2023
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU

ACOLHIMENTO DE DISCENTES TRANS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

Sexualidade, Inclusão, Diversidade

O ambiente escolar, embora democrático, reflete os modelos de comportamento impostos pela sociedade, principalmente quando se trata de gênero e identidades sexuais, que heteronormativo deve ser o padrão. A importância da educação, dentre outros fatores, é nos ensinar a sermos cidadãos. Precisamos realizar ações concretas para a inclusão, as vivências dos discentes impactam diretamente em seu processo de aprendizagem. Desta maneira, o contato diário no ambiente escolar deve ser marcado pela aceitação das diferenças, proporcionando condições de igualdade para a sua permanência, defendendo a liberdade e o respeito à diversidade. A pesquisa tem sua origem nas atividades de acolhimento desenvolvidas junto aos discentes nos campi do Instituto Federal Catarinense - IFC, especialmente naqueles que ofertam a moradia estudantil, o trabalho procura analisar como é realizado o acolhimento aos discentes “Trans” do ensino médio integrado no Instituto Federal Catarinense (IFC) e discutir de que forma está sendo trabalhado dentro do espaço escolar o acolhimento aos discentes “Trans” envolvendo a temática sexualidade e gênero e que possam contribuir para a permanência e êxito dos discentes em questão.

Presidente - 1066751 - EDER APARECIDO DE CARVALHO
Externa ao Programa - 2311418 - ELIANA TERESINHA QUARTIERO - IFCExterno ao Programa - 2057392 - SAMUEL DE MEDEIROS MODOLON - IFCExterno à Instituição - ALEXANDRE DA SILVA DE PAULA
Notícia cadastrada em: 20/01/2023 10:33
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-04.sig.ifc.edu.br.sigaa04