ACOLHIMENTO DE DISCENTES TRANS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
Sexualidade, Inclusão, Diversidade
O ambiente escolar, embora democrático, reflete os modelos de comportamento impostos pela sociedade, principalmente quando se trata de gênero e identidades sexuais, que heteronormativo deve ser o padrão. A importância da educação, dentre outros fatores, é nos ensinar a sermos cidadãos. Precisamos realizar ações concretas para a inclusão, as vivências dos discentes impactam diretamente em seu processo de aprendizagem. Desta maneira, o contato diário no ambiente escolar deve ser marcado pela aceitação das diferenças, proporcionando condições de igualdade para a sua permanência, defendendo a liberdade e o respeito à diversidade. A pesquisa tem sua origem nas atividades de acolhimento desenvolvidas junto aos discentes nos campi do Instituto Federal Catarinense - IFC, especialmente naqueles que ofertam a moradia estudantil, o trabalho procura analisar como é realizado o acolhimento aos discentes “Trans” do ensino médio integrado no Instituto Federal Catarinense (IFC) e discutir de que forma está sendo trabalhado dentro do espaço escolar o acolhimento aos discentes “Trans” envolvendo a temática sexualidade e gênero e que possam contribuir para a permanência e êxito dos discentes em questão.