Diagnóstico e Análise do trabalho realizado pelas comissões do PAE no IFC
Programa de Auxílios Estudantis, trabalho das comissões, Instituto Federal Catarinense
O presente projeto de pesquisa tem por objetivo apresentar o Programa de Auxílio Estudantil do Instituto Federal Catarinense desde a sua implantação em 2010 até os dias atuais, com enfoque no trabalho das comissões que participaram na execução deste programa no período de 2018 a 2022. A sua organização está disposta da seguinte maneira: introdução, o tema tendo como objeto de estudo o PAE e como delimitação, o trabalho das comissões; o objetivo é diagnosticar e analisar o trabalho das comissões dos 15 campi do IFC, buscando identificar as dificuldades enfrentadas no período que fizeram parte das comissões do PAE. Na organização do referencial teórico apresenta-se brevemente a histórica da educação profissional no Brasil; a história e a definição de assistência estudantil. No que se refere a metodologia, os procedimentos técnicos a serem utilizados, será uma pesquisa bibliográfica e também documental. No âmbito abordagem, trata-se de uma pesquisa qualitativa e também quantitativa. Como Instrumento de coleta de dados, será utilizado um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas com os servidores dos 15 campi do IFC. A partir da coleta e análise dos dados pretende-se elaborar um produto educacional a fim de subsidiar o desenvolvimento de um produto educacional com a finalidade de otimizar esta ação no âmbito do IFC.