Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO DA SILVA SILVEIRA

DISCENTE : EDUARDO DA SILVA SILVEIRA
DATA : 17/02/2023

O Aplicativo Telegram na Prática Pedagógica: Uma Sequência Didática no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional de Técnico em Administração no CEDUP-GUARAMIRIM.

Educação Profissional e Tecnológica; Telegram; Prática Pedagógica

O tema tem a intenção de desenvolver na prática pedagógica atividades educativas com a utilização do aplicativo Telegram para estimular o aprendizado dos sujeitos estudantes que estão vinculados ao Centro de Educação Profissional (Cedup) no município de Guaramirim em Santa Catarina. O interesse em desenvolver esta pesquisa dá-se pela experiência do pesquisador, principalmente, pela atuação como docente de Ensino Superior em Cursos de Administração e às suas observações de que ao inserir às Tecnologias Digitais na Educação podem tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmicos a partir do momento em que são consideradas às constantes mudanças no mundo do trabalho e na sociedade. Sendo assim, apresenta-se o seguinte problema de pesquisa: Por que o aplicativo Telegram pode ser utilizado na prática pedagógica dos estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional de Técnico em Administração no Cedup-Guaramirim? É nesse sentindo que o presente estudo tem por objetivo geral analisar os possíveis impactos do uso do aplicativo Telegram nas Práticas Pedagógicas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional de Técnico em Administração no CEDUP de Guaramirim. Como é uma das características do mestrado profissional na área de ensino, no transcorrer da pesquisa será elaborado um Produto Educacional. Por conta disso, pretende-se elaborar e aplicar uma Sequência Didática como base de uma proposta pedagógica que contribua para uma aprendizagem significativa. Para alcançar a referida contribuição, esta pesquisa que será de natureza aplicada, com método qualitativo, de propósito exploratório e descritivo, com procedimentos técnicos bibliográficos que levantará um referencial teórico que relacione as práticas pedagógicas e a tecnologias digitais, com ênfase no aplicativo Telegram e a sua possível aplicação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Externa à Instituição - LUCIENE CAVALCANTI RODRIGUES - IFSP
Presidente - 1066751 - EDER APARECIDO DE CARVALHO
Externo à Instituição - OSVANDRE ALVES MARTINS - IFSP
Interno - 2302970 - SIMAO ALBERTO