Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMARA DOS SANTOS

DISCENTE : SAMARA DOS SANTOS
DATA : 10/02/2023
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU

Educação de Surdos no Instituto Federal Catarinense: Por uma Educação Emancipadora no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio

Educação Profissional e Tecnológica; Educação de Surdos; Educação Emancipadora.

O tema delimita-se em investigar os sujeitos Surdos (a saber: estudantes, evadidos, egressos e servidores), usuários de Língua Brasileira de Sinais - Libras, que estão/estavam vinculados institucionalmente ao Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense - IFC, no período compreendido entre os anos de 2014 a 2022. O interesse em desenvolver esta pesquisa partiu das experiências desta autora, mediante sua atuação como tradutora e intérprete de Libras/Português no Instituto Federal Catarinense e as suas observações quanto ao atendimento dos estudantes Surdos em âmbito institucional relacionando com o movimento da comunidade Surda por uma educação de qualidade. Assim, o problema da pesquisa é movido pela seguinte pergunta: quais as percepções dos sujeitos Surdos vinculados ao IFC, usuários de Libras, com relação a formação na EPT na respectiva instituição? Neste sentido o objetivo geral deste trabalho é analisar a percepção dos sujeitos Surdos vinculados ao IFC, usuários de Libras, sobre a formação na EPT desta instituição. Como característica do mestrado profissional na área do Ensino, no decorrer da pesquisa será elaborado um Produto Educacional. A proposta trazida aqui consiste na elaboração de um curso de extensão, com a participação de representantes da comunidade Surda acadêmica, a respeito da Educação de Surdos na EPT. Este projeto propõe desenvolver uma pesquisa classificada a partir do ponto de vista da sua natureza como básica, de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e se desenvolverá a partir de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos objetos deste estudo. Para o tratamento dos dados será utilizada a ferramenta de análise do discurso.

Externa à Instituição - MARIMAR DA SILVA - IFSC
Externo à Instituição - ANDRE RIBEIRO REICHERT - UFSC
Presidente - 1869139 - JORGE DA CUNHA DUTRA
Interna - 1411767 - JULIENE DA SILVA MARQUES