PROCESSO E PRÁXIS DA CURRICULARIZAÇÃO DA PESQUISA E EXTENSÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: CAMPI BLUMENAU E CAMBORIÚ
Curricularização. Pesquisa. Extensão. Ensino Médio Integrado. EPT.
A curricularização da pesquisa e da extensão em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio é um tema emergente, necessário e de importância para a formação integral do estudante, considerando em sua base a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. De forma contextualizada alinhada à identificação de problemas com necessidade de serem mapeados e observados, resultando em propostas e ideias para aplicação ou diversificação da práxis na formação integral do estudante. Diante de uma metodologia qualitativa exploratória e empírica será possível investigar o processo de curricularização, analisar problemas emergentes, identificar lacunas e potencialidades, e aprofundar teorias pedagógicas, sobretudo Paulo Freire e Pedro Demo, ao que tange a pesquisa e a extensão como processo formativo. A concentração das análises estão focadas na práxis da curricularização da pesquisa e extensão, em suas limitações e potencialidades objetivando a construção de uma cartilha que possa subsidiar lacunas e evidenciar potencialidades