Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO ALMEIDA DE ASSUNCAO VASCONCELOS

DISCENTE : MARIA DO SOCORRO ALMEIDA DE ASSUNCAO VASCONCELOS
DATA : 25/09/2022
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU

CONHECER PARA USUFRUIR: O QUE OS(AS) CANDIDATOS(AS) AO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO DOS CURSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE COMPREENDEM SOBRE O SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS (COTAS)?"

Educação Profissional e Tecnológica; Institutos Federais; Ações afirmativas.

A educação, como um direito de todos e dever do Estado, constitui-se como o primeiro passo para a inclusão de grupos sociais com evidências sócio-históricas de injustiça. Este estudo parte da premissa de que as instituições de ensino são locais propícios para a implementação de políticas públicas de ampliação e democratização do acesso ao ensino público. Essas políticas públicas, conhecidas como ações afirmativas, visam a combater a discriminação por raça, gênero, etnia, orientação sexual e condição social, a fim de alcançar o ideal de acesso efetivo e igualitário a bens básicos, como educação e emprego. Destaca-se, dentre as diversas estratégias de ações afirmativas, o sistema de reservas de vagas, instituído pela Lei nº 12.711/2012, que destina um percentual das vagas nas instituições de ensino públicas para grupos minoritários, com intuito de atender às crescentes demandas por um direito constitucionalmente garantido. Para atender ao propósito de garantir o acesso de alunos egressos de escolas públicas às Instituições Federais de Ensino, com vistas à formação humana integral e emancipatória, o Instituto Federal Catarinense promove anualmente o certame do Processo Seletivo de Ingresso (PSI) aos cursos do Ensino Médio Integrado (EMI), considerando as disposições legais do sistema de reserva de vagas. Nesse sentido, a seguinte pergunta de pesquisa foi elaborada: Qual o conhecimento e compreensão dos(as) candidatos(as) sobre sistema de reserva de vagas (cotas) durante o PSI nos cursos do EMI do Instituto Federal Catarinense? Para responder a esse questionamento, por meio de uma abordagem qualitativa, serão aplicados questionários on-line aos(às) discentes dos primeiros anos, ingressantes através dos processos seletivos para os cursos do EMI em Agropecuária, Alimentos e Informática, bem como aos(às) candidatos(as) que tiveram o requerimento às ações afirmativas indeferidos nos editais dos anos de 2021 e 2022 do Campus Concórdia–SC. A base teórica para este estudo parte de duas perspectivas: da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como transformação social; e a implantação da reserva de vagas como estratégia para a democratização do acesso ao ensino público. A partir disso, será elaborado um produto educacional que auxilie os(as) candidatos(as) na compreensão e identificação das vagas em que poderá concorrer e, em caso de aprovação, facilidade no entendimento para a apresentação da documentação adequada no ato da matrícula dos cursos do EMI. Com esta pesquisa, será possível identificar as possíveis dificuldades dos(as) candidatos(as) sobre o sistema de reserva de vagas (cotas) no processo seletivo de ingresso nos cursos do EMI do Instituto Federal Catarinense.

Presidente - 2277402 - DENISE FERNANDES
Interno - 1869139 - JORGE DA CUNHA DUTRA
Externo ao Programa - 1551251 - JOSE WNILSON FIGUEIREDO - nullInterno - 2333652 - LEANDRO MARCOS SALGADO ALVES
Notícia cadastrada em: 23/08/2022 15:21