CCPGEPT BLUMENAU - C.C. P.G. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA BLUMENAU - DIREÇÃO GERAL Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JUNIEL RODRIGUES LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUNIEL RODRIGUES LEITE
DATA : 27/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: IFC - CAMPUS BLUMENAU
TÍTULO:

A Feira de Matemática e sua interlocução com a práxis dos docentes que ensinam matemática na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais


PALAVRAS-CHAVES:

Feira de Matemática. Educação Profissional e Tecnológica. Pedagogia Histórico-Crítica. Formação docente.


PÁGINAS: 3
RESUMO:

A Feira de Matemática (FMat) é caracterizada como um espaço democrático de construção e compartilhamento dos conhecimentos matemáticos e científicos, de forma a contribuir para a construção de um novo olhar sobre ensinar e aprender matemática, tanto para o professor, quanto para o estudante. Partindo desse pressuposto, pontua-se o seguinte questionamento como problema desta pesquisa: a partir do processo de orientação de trabalhos e/ou participação da FMat, quais são as contribuições proporcionadas na práxis dos docentes que ensinam matemática no Ensino Médio Integrado (EMI) de Institutos Federais (IFs) quanto à integração da matemática com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT)? Para responder a essa problemática esta pesquisa irá pautar-se nas relações dos trabalhos desenvolvidos por professores-orientadores nas seis edições da Feira Nacional de Matemática (FNMat), realizadas em 2010, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2018. Após pesquisas nos anais da FNMat foi identificado 23 professores que orientaram trabalhos na FNMat, os quais estão em exercício atualmente em 9 IFs distintos: IF Baiano, IFC, IFBA, IFMS, IFMG, IFSC, IFAC, IFAP, IFTO. Esses professores serão convidados a participarem de uma entrevista, no intuito identificar as vivências, experiências e contribuições que adquiriram por meio da orientação de trabalhos em FMat correlacionadas à EPT e a sua práxis docente. Este projeto está enquadrado na linha de pesquisa: Práticas Educativas em EPT, e tem como produto educacional a elaboração de um e-book com o objetivo de apresentar a historicidade da FMat, sua importância e contribuições para a interlocução da Educação Matemática com a EPT e para a práxis dos docentes de matemática de IFs, bem como, apresentar aproximações da FMat com a Educação Matemática Crítica, com a EPT e com a Pedagogia Histórico-Crítica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1102088 - FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
Interna - 1813398 - VIVIANE GRIMM
Externa à Instituição - ALAIDE FERREIRA DOS SANTOS BARROS
Notícia cadastrada em: 22/08/2022 09:48
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-03.sig.ifc.edu.br.sigaa03