Banca de DEFESA: DÉBORA MAGNA SANTOS COSTA DE SOUZA

DISCENTE : DÉBORA MAGNA SANTOS COSTA DE SOUZA
DATA : 13/09/2022
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU

O CONSELHO DE CLASSE NA PERCEPÇÃO DE CONSELHEIROS DE UM CURSO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: NA TRILHA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL.

Conselho de Classe. Avaliação. Ensino Médio Integrado. Educação Profissional e Tecnológica.

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Catarinense - Campus Blumenau, inserida na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”, no “Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado”, que teve como objeto de pesquisa o Conselho de Classe em um curso de Ensino Médio Integrado. Trata-se de um estudo que buscou analisar a percepção de docentes, discentes e equipe pedagógica sobre a concepção e função do Conselho de Classe em um curso de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Santa Catarina, a fim de criar um produto educacional que os auxilie na compreensão do Conselho de Classe na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Partindo da perspectiva de avaliação como prática pedagógica constituinte de um processo de formação humana integral, considera-se nessa pesquisa que o conselho é parte integrante do processo avaliativo, não como espaço estanque com um fim em si mesmo, mas como momento que pode ampliar a visão de totalidade da prática educativa, deixando entrever representações e saberes dos sujeitos envolvidos (PIZOLI, 2009). Assim, em interlocução com autores como Dalben (2010), Cruz (2005), Hoffmann (2009), Pizoli (2009), Luckesi (2011), Vasconcellos (1998), Freire (2005), Ramos (2014) e Saviani (2014), discute-se a concepção de conselho alinhada à proposta de Ensino Médio Integrado, considerando a função e o lugar de seus agentes no desenvolvimento dessa prática educativa em um Instituto Federal. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, sendo os dados coletados por meio de questionário online aplicado com estudantes, docentes e equipe pedagógica vinculados a um curso de Ensino Médio Integrado de um campus do IFSC, bem como, pesquisa documental. Conclui-se que os conselhos têm dificultado aos estudantes a tomada de consciência de seu desenvolvimento e, aos docentes e equipe pedagógica, a realização de um trabalho pedagógico crítico. Quanto ao produto educacional desenvolvido, o e-book “Na trilha da formação humana integral: um conselho no meio do caminho”, observou-se seu potencial para ampliar a compreensão de docentes e equipe pedagógica sobre o Conselho de Classe.

Externa ao Programa - 1730999 - ALEXSANDRA JOELMA DAL PIZZOL COELHO ZANIN - nullInterna - 1411767 - JULIENE DA SILVA MARQUES
Externa à Instituição - ROBERTA PASQUALLI - IFSC
Presidente - 1813398 - VIVIANE GRIMM
Notícia cadastrada em: 12/08/2022 10:04