Banca de DEFESA: MARA CRISTINA CHAVES BARBOSA

DISCENTE : MARA CRISTINA CHAVES BARBOSA
DATA : 29/08/2022
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU

O papel da Mediação pedagógica no curso de EJA integrada à EPT – Formação Básica em Eletricista – do campus Blumenau/SC

Mediação. Identidade. EJA-EPT.

Este trabalho é fruto do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Instituto Federal Catarinense - IFC, campus Blumenau-SC. A pesquisa de natureza básica tem abordagem qualitativa e teve por objetivo investigar o papel da mediação pedagógica no curso de Educação de Jovens e Adultos – EJA - integrada à Educação Profissional e Tecnológica - EPT - formação básica em eletricista – do campus Blumenau-SC e sua relação com a identidade dos estudantes, ofertado na modalidade semipresencial (entendida como Educação a Distância EaD). Mister destacar que, adaptada ao contexto da sindemia covídica (Covid-19), a pesquisa envolveu dois momentos: o exploratório e empírico. Contribuíram como instrumentos de pesquisa as entrevistas semiestruturadas, os questionários, bem como, as análises do referencial teórico, que foi construído por meio de levantamento bibliográfico e documental. Os sujeitos de pesquisa para este estudo envolveram as professoras mediadoras e os estudantes envolvidos na aplicação do Produto Educacional. Para a análise dos dados, optou-se por uma aproximação da análise textual discursiva (ATD). Como parte desse processo de desconstruções e construções e com base nas análises realizadas, foi desenvolvido um Produto Educacional na forma de uma Sequência Didática -SE, considerando a educação como fator principal para emancipação humana através de uma prática pedagógica para o reconhecimento e fortalecimento da identidade dos sujeitos que transitam pela Educação de Jovens e Adultos. Os resultados demonstraram que a mediação pedagógica é um conjunto de atividades que favorecem a aprendizagem e está diretamente vinculada ao professor mediador. Algumas de suas funções estão elencadas no Projeto Pedagógico do Curso - PPC - e que o conceito de mediação pedagógica realizada está em constante construção, contudo, se busca na identidade dos sujeitos alunos da EJA-EPT elementos para seu desenvolvimento.

Externo à Instituição - DAVI SILVA DA COSTA - IFBA
Presidente - 1102088 - FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 1811291 - JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA SILVA
Interna - 1813398 - VIVIANE GRIMM