Banca de QUALIFICAÇÃO: LIGIA BATISTON

DISCENTE : LIGIA BATISTON
DATA : 25/08/2022
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COMO POSSIBILIDADE DE FORTALECIMENTO DE PRÁTICAS INTEGRADAS E INTEGRADORAS NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, CAMPUS BLUMENAU.

Educação Alimentar e Nutricional; Integração; Educação Interdisciplinar; Ensino médio integrado

Educação Alimentar e Nutricional (ENA) abordam temas potencialmente ricos de conteúdos multidisciplinares e que permitem práticas de ensino e aprendizagem integradas. Como as ações integradas ou integradoras no ensino médio integrado ao técnico ainda são incipientes e existem poucos materiais, estudos e possibilidades de métodos de integração de conhecimentos nesse nível de ensino, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal propor um produto educacional que seja facilitador de ações integradoras, principalmente entre as disciplinas de Ciências (Física, Química e Biologia) na abordagem dos temas Educação Alimentar e Nutricional. Inicialmente, pretende-se conhecer o cenário atual e as possíveis práticas de integração existentes no curso técnico de eletromecânica integrado ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense, campus Blumenau. Para isso, pretende-se realizar entrevistas e aplicar questionários estruturados, ou semiestruturados, aos professores e estudantes do primeiro ano do curso. Considerando-se as diretrizes para a educação profissional técnica integrada ao ensino médio, pautada no livro “Ensino Médio Integrado no IFC: estudos e reflexões”, encontra-se justificativa para afirmar a importância dessa pesquisa na busca de excelência do ensino e aprendizagem na instituição. Fomentar a integração entre as disciplinas do ensino médio e técnico, buscando encontrar onde os conteúdos das disciplinas se inserem na prática diária, através de vínculos com assuntos da vida cotidiana, alimentação e educação nutricional, considerando-se conhecimentos que repercutem na qualidade de vida atual e futura dos estudantes é o desafio que se pretende enfrentar durante a execução desse projeto. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa. Pode ser classificada como pesquisa descritiva e exploratória. Posteriormente, objetiva-se a elaboração de um produto educacional em plataforma on-line, possivelmente um e-book, que tem o intuito de atuar como guia norteador de atividades integradoras. O projeto segue a linha de pesquisa do macroprojeto 3: práticas educativas no currículo integrado. Tenciona-se elaborar um material dinâmico, em formato digital, com propostas de atividades dinâmicas e utilizando-se de metodologias ativas, baseando-se em os dados obtidos através do questionário e entrevista, para fomentar o ensino integrado e ampliar a visão dos estudantes e docentes da turma do primeiro ano de eletromecânica sobre a relação do tema EAN com as disciplinas de Ciências, e possivelmente as do técnico, transpondo as dificuldades e trazendo estratégias, vislumbrando a integração.

Interno - 2109010 - EDUARDO AUGUSTO WERNECK RIBEIRO
Interna - 1102088 - FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
Presidente - 2333652 - LEANDRO MARCOS SALGADO ALVES
Notícia cadastrada em: 21/07/2022 09:18