Banca de DEFESA: BRUNO WILWERT TOMIO

DISCENTE : BRUNO WILWERT TOMIO
DATA : 18/08/2022

Educação Ambiental Crítica na Educação Profissional Tecnológica: uma proposta de ensino inspirada no Projeto Conhecer Pedalando para estudantes do Ensino Médio Integrado

Educação Ambiental Nacional Emancipatória. História do Brasil. Educação Profissional Tecnológica. Ensino Médio Integrado. Capitalismo brasileiro.

Esta dissertação é composta por um conjunto de textos que na sua íntegra apresentam e contextualizam a gênese, elaboração, percurso teórico-metodológico, resultados, e considerações do trabalho de pesquisa que enfrentou o problema de como um produto educacional inspirado na experiência do projeto Conhecer Pedalando poderia contribuir para uma prática ambiental crítica de estudantes do ensino médio integrado de Institutos Federais de EducaçãoCiência e Tecnologia. Para enfrentar o referido problema de pesquisa, teve-se como objetivo geral avaliar o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática que problematize, como produto educacional, as dimensões do trabalho, ciência, e tecnologia perante o contexto ambiental brasileiro, tendo como referência a experiência do projeto Conhecer Pedalando. Tal problema e objetivo geral de pesquisa procederam de justificativas e demandas teóricas, práticas, e históricas da realidade ambiental brasileira, da educação ambiental brasileira, da educação profissional tecnológica brasileira, e de outras demandas também correspondentes à práxis permanente de anseio crítico e nacional emancipatório realizada por meio do projeto de educação ambiental Conhecer Pedalando. No apêndice B, compartilha-se um artigo que contextualiza com maiores informações a gênese, influências, e sentidos iniciais que originaram a pesquisa e produto educacional. Mas, parte dos sentidos e justificativas precedentes também pode ser conferida no primeiro momento da dissertação que expõe o artigo que apresenta o percurso teórico-metodológico de elaboração e aplicação do produto educacional que se materializou num guia formativo de uma sequência didática sobre as relações do trabalho, da ciência, e da tecnologia no contexto ambiental brasileiro, compartilhado no apêndice A.O referido produto educacional foi desenvolvido por uma pesquisa de natureza aplicada, abordagem qualitativa, com objetivo de pesquisa explicativa, com procedimento técnico de uma pesquisa ação e também de uma pesquisa bibliográfica de caráter historiográfico com influências do método materialista histórico dialético, das experiências na práxis pelo projeto Conhecer Pedalando, da Pedagogia Histórico-Crítica, Pedagogia Freireana, e também de contribuições do pensamento dialético e nacional emancipatório de Álvaro Vieira Pinto e do método de redução e revisionismo histórico crítico de Alberto Guerreiro Ramos que influenciou no trabalho investigativo de se buscar revisar criticamente a história da educação ambiental brasileira (apêndice C), do desenvolvimento do ambiente capitalista brasileiro, e da educação profissional tecnológica brasileira. Os resultados da pesquisa e do guia formativo com o objetivo de auxiliar docentes e estudantes a se apropriarem dos conteúdos e proposta teórico-metodológica da sequência didática que se tornou de cunho nacional emancipatório cumprem com os objetivos de problematizar as condições, sentidos, e desenvolvimento histórico de contradições ambientais das relações sociais do trabalho, da ciência, e da tecnologia no contexto ambiental brasileiro, bem como com o objetivo de buscar estimular uma prática e consciência ambiental crítica de professores e estudantes de ensino médio integrado e, de demais agentes em potencial que podem ser contemplados pela proposta educativa, como também serem protagonistas para o avanço teórico-prático da referida proposta de ensino e tendência de educação ambiental nacional emancipatória que a fundamenta e que foram frutos e esboço originário desta pesquisa influenciada pela práxis no projeto Conhecer Pedalando.

Interno - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Externo ao Programa - 1343825 - DALTON LUIZ DE MENEZES REIS
Externo à Instituição - JOSÉ AUGUSTO FERREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - NILDO DOMINGOS OURIQUES